Nossos Talentos

Mackenzista é homenageada por embaixada Brasil-EUA

Pesquisadora brasileira recebeu honraria por contribuição ao intercâmbio científico entre os dois países

24.01.202315h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista é homenageada por embaixada Brasil-EUA

A pesquisadora especialista em Física Espacial, Alessandra Abe Pacini, antiga estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi homenageada pela embaixada brasileira nos Estados Unidos por sua contribuição à ciência brasileira no intercâmbio de conhecimento entre os dois países.

Pacini estudou Física na UPM e realizou iniciação científica no Centro de Radioastronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM), no qual também realizou sua pesquisa de mestrado. Depois de anos estudando Astrofísica, a pesquisadora migrou para Física Espacial e, atualmente, trabalha na Universidade do Colorado, nos EUA, como integrante da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic and Atmospheric Administration, NOAA). Sua pesquisa se concentra em torno dos impactos da atividade solar sobre a Terra.

Nos Estados Unidos, Alessandra Pacini havia sido convidada para palestrar na quinta edição do Encontro da Diáspora Científica e Tecnológica Brasileira nos Estados Unidos, no painel sobre Futuro Sustentável. Ao fim da palestra, a antiga mackenzista recebeu a condecoração “em reconhecimento pela sua contribuição em construir pontes intelectuais ao conectar a comunidade brasileira científica, tecnológica e inovadora presente nos Estados Unidos com o Brasil”.

“Eu não sabia que ganharia um prêmio, foi a primeira vez que participei de um evento da Diáspora brasileira nos EUA. Me senti muito honrada”, disse Alessandra Pacin. Durante sua palestra, a antiga mackenzista falou sobre a importância de pesquisas sobre clima espacial para proteção das tecnologias espaciais e do papel do espaço para inspirar a nova geração de pesquisadores.

Estiveram presentes no encontro o embaixador brasileiro nos EUA, Nestor Forster Jr.; o secretário para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, José Fernandez; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Marco Antonio Zago; reitores e representantes de importantes instituições de ensino superior brasileiras, como USP, Unicamp, Unesp, ITA e AEB; representantes de universidades norte-americanas, como CUA, Purdue, Penn State e University of Colorado; representantes de agências de pesquisa como NASA e NOAA.