Mackenzie lança projeto em parceria com ZwickRoell Brasil

Iniciativa promoverá palestras e workshops sobre Engenharia de Materiais  

27.03.202412h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie lança projeto em parceria com ZwickRoell Brasil

Na última sexta-feira, dia 22 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu o diretor de operações da ZwickRoell Brasil, Gustavo Tavares, para uma visita ao laboratório construído em parceria com a empresa, localizado no campus Higienópolis.  

Durante a visita, Tavares apresentou os detalhes do projeto ZwickRoell Inspires, que visa inspirar a futura geração de técnicos e engenheiros a seguirem carreira na área de ensaios de materiais, foco central da empresa. O projeto tem como propósito trazer informações que, geralmente, não são abordadas nos currículos regulares de cursos técnicos e de graduação, oferecendo um conhecimento prático sobre a área.  

Na ocasião, Tavares anunciou um evento com palestras e workshops, prevista para o dia 1º de abril. Serão abordados diversos aspectos dos ensaios de materiais, seguida de demonstrações ao vivo dos equipamentos do laboratório. "Vamos abranger o máximo possível do nosso mundo”, destacou o diretor de operações.   

Os alunos serão desafiados a resolver um problema específico da indústria, relacionado à área. “Eles terão liberdade para apresentar uma melhoria em qualquer aspecto de sua vida cotidiana, desde que utilize algum tipo de ensaio de material apresentado durante o evento”, explicou Tavares.  

Ao final, eles deverão enviar uma apresentação com vídeo, apresentando o caso. Após o envio do material, o caso será avaliado por um comitê julgador, composto por representantes da ZwickRoell, professores da UPM e outros parceiros do ramo.  

Entre os dias 17 e 31 de maio, os casos serão avaliados e os vencedores anunciados. O primeiro colocado receberá como prêmio um workshop e uma visita técnica numa empresa, inserida na sua área de pesquisa. “Iremos até a instituição vencedora e faremos uma cerimônia de premiação. Já o workshop e a visita técnica ocorrerão em junho, conforme disponibilidade do grupo de alunos e da instituição”, descreveu Tavares.  

O profissional ressaltou a importância da parceria entre a ZwickRoell e a UPM, destacando o compromisso mútuo de incentivar e preparar as futuras gerações de profissionais. "Como nós sempre tivemos um contato muito bom com os professores da Engenharia de Materiais: Renato Peres, Juliano Barbosa, Marcos Massi (diretor da Escola de Engenharia da UPM) e Antônio Couto, apresentamos o projeto ao Mackenzie e houve interesse. Depois de algumas concessões, nós fechamos a parceria em 2020", mencionou o diretor.  

Essa iniciativa representa um passo importante na colaboração entre universidade e setor privado, oferecendo aos alunos uma experiência enriquecedora e prática que complementa sua formação acadêmica.