Oportunidade

Mackenzie Campinas oferece assistência jurídica gratuita para população de baixa renda

Escritório realiza atendimentos todas as segundas e terças-feiras, entre 14 e 17h

03.04.202312h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas oferece assistência jurídica gratuita para população de baixa renda

No mês em que a marca Mackenzie completa 20 anos de presença na cidade de Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) inaugura o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), um local que atuará na prestação de serviços judiciais para a população de baixa renda da comarca de Campinas. O evento será no dia 20 de abril, às 18h, na Av. Brasil, 1220, Jd. Guanabara, Campinas. 

Os atendimentos ocorrerão todas as segundas e terças-feiras, das 14h às 17h, de maneira presencial. Os demais dias serão destinados aos estudos de casos, propositura das ações, soluções de conflito ou medidas preventivas pretendidas. 

O escritório foi equipado com salas de triagem e petições, espaço para advogados, duas áreas para atendimento simultâneo, salas de reunião, coordenação e treinamento. Segundo o coordenador do EAJ, Leopoldo Rocha Soares, o trabalho que será desenvolvido permitirá aos estudantes um aprendizado com base em atuações práticas, sem desconsiderar as necessidades de que buscar atendimento.  

“É uma oportunidade de aplicar toda a potencialidade de Projeto Pedagógico que, mesmo preocupado com as grandes questões jurídicas do país, não deixa de olhar para as vulnerabilidades mais cotidianas das pessoas da região de Campinas, ajudando na construção de uma sociedade cada vez mais justa e solidária”, ressalta o professor. 

Com o objetivo de oferecer orientação legal e especializada, o escritório reforça o compromisso da instituição em atuar próxima à sociedade, conforme destaca Benedita de Fátima Delbono, professora de Direito da UPM Campinas e coordenadora adjunta de prática jurídica: “Acreditamos que esse escritório corresponde à missão, visão, valores e princípios da Universidade, com ênfase na confessionalidade e no entendimento de que devemos participar e prestar serviços à comunidade.” 

Aos estudantes da graduação de Direito, o ambiente proporcionará uma formação jurídica completa e de qualidade, além de provocá-los a reflexões sobre as situações-problema e os desafios cotidianos que envolvem as diversas áreas da profissão. “Isso significa que o estudante terá a oportunidade de aprender por meio da integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nas demais perspectivas formativas, isso na formação geral e técnico-jurídica”, completa Benedita. 

O escritório atuará na área de natureza cível, contemplando as perspectivas judiciais (família e sucessões; crianças, adolescentes e idosos; e defesa do consumidor) e preventivas (mediação de conflitos; pedidos e defesas administrativas junto aos órgãos públicos; consultoria e assessoria a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos – Conselhos, centros de apoio e ONGs). 

Selecionados a partir de Edital publicado para este fim, os discentes interessados serão guiados por um plano pedagógico a ser desenvolvido durante um ano, com supervisão e avaliação. Todos os classificados participarão de oficina de treinamento, com ênfase nas relações interpessoais. Os estudantes que podem participar do EAJ devem estar matriculados entre o 2º e 9º semestres. A supervisão se dará por profissional na especialidade da abrangência do escritório que corresponde a causas de natureza civil. 

Os interessados em participar da solenidade precisam enviar e-mail para cct@mackenzie.br e confirmar presença até o dia 10 de abril. Para ser atendido e ter consultoria especializada, basta fazer o agendamento.  

Serviço 
Escritório de Assistência Jurídica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas 
Local:
Rua Dom Pedro I, 345, Jd Guanabara, Campinas. 
Telefone: (19) 3211 4266 
E-mail:cct.clinica@mackenzie.br