Pesquisa e Inovação

Mackenzie Campinas inaugura laboratório de fabricação digital

Espaço será aberto à comunidade e conta com equipamentos de última geração

28.03.202315h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas inaugura laboratório de fabricação digital

Em abril, quando a marca Mackenzie completa 20 anos de presença na cidade de Campinas, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemora a inauguração do moderno FabLab, laboratório de fabricação digital da UPM. O evento será no dia 05 de abril, às 19h, na Av. Brasil, 1.220, Jd. Guanabara, Campinas.

Pensado como um ambiente de integração dos diversos players das comunidades acadêmica e empresarial, o laboratório poderá ser utilizado por alunos, colaboradores, corpo docente e comunidade externa, como afirma a coordenadora da graduação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e do FabLab, Larissa Ferrer: “Nossa ideia central é incentivar a inovação e o empreendedorismo em nossos alunos e na população ao nosso entorno. O ambiente funcionará como uma grande oficina de criação, com equipamentos e ferramentas essenciais para o desenvolvimento de protótipos”.

No laboratório digital poderão ser trabalhadas pesquisas prioritárias que precisem de prototipação de ideias e modelagem de novos processos, objetos e serviços, privilegiando o desenvolvimento de produtos e a possibilidade de novas ideias com aplicação prática. Além disso, haverá um espaço de colaboração dentro de um ecossistema de inovação e empreendedorismo na Universidade.

Com o que há de mais moderno em termos de infraestrutura, que pode ser comparada aos melhores centros de pesquisas do Brasil, o FabLab conta com equipamentos, máquinas e acessórios de última geração nas áreas de computação, maquetaria, impressoras 3D, corte a laser e de vinil e maquinários secundários (projetores, computadores e softwares para modelagem bi e tridimensional).

O ambiente faz parte da rede global de laboratórios com ferramentas de fabricação digital credenciados pelo Fab Foundation do MIT (Massachusetts Institute of Technology, EUA), o que permite um total intercâmbio e compartilhamento de informações e conhecimento entre os melhores centros de Engenharia do mundo.

Para pesquisadores de fora da UPM, os projetos precisarão de avaliação da equipe técnica, sendo que o uso das instalações só será feito após a aprovação da pesquisa. A professora ressalta que não é necessário conhecimento prévio dos instrumentos para utilização do espaço. “Não é pré-requisito saber como manusear os equipamentos do FabLab, pois especialistas auxiliarão os usuários. Inclusive, a equipe estará aberta para trocar ideias e sugerir ferramentas e processos mais adequados para o desenvolvimento do projeto”, explica Ferrer.

A visitação externa acontecerá às terças-feiras, das 8h às 17h, não necessitando de agendamento prévio, já que o atendimento será por ordem de chegada. Os pedidos para visitas e submissão de projetos de pesquisas deverão ser encaminhados ao e-mail cct.labfab@mackenzie.br.