Livro desenvolvido pela FAU vence Prêmio IAB SP 2022

O projeto esteve entre os 26 selecionados ao redor do mundo, e ficou em 4º lugar 

21.12.202215h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Livro desenvolvido pela FAU vence Prêmio IAB SP 2022

A coletânea “Cidade, Gênero e Infância”, organizada por docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), venceu o Prêmio IAB SP 2022, na modalidade Cultura Publicação.  

O concurso foi realizado pela Fundação Bernard van Leer, em 2016, e o Urban 95 Challenge fez uma pergunta base: "Se você pudesse vivenciar uma cidade a uma altura de 95 cm (altura média de uma criança saudável de três anos), o que você faria de diferente?”. 

Os docentes da FAU, Rodrigo Midlin Loeb e Ana Gabriela Godinho, elaboraram uma proposta para a inclusão da temática da primeira infância nos cursos de graduação e pós-graduação da FAU e a formação de um núcleo de pesquisa e extensão específico para o tema com parceria do Instituto Brasiliana. 

Segundo a professora Ana Gabriela Godinho, conquistar esse prêmio gerou um sentimento de realização após mais de meia década trabalhando no projeto de pesquisa que resultou no livro. “Espero que seja uma obra de referência que auxilie estudantes, docentes e profissionais, da arquitetura e de outras áreas, preocupados com o desenho inclusivo das cidades”, comenta. 

Para ela, o mais desafiador da iniciativa foi selecionar os textos, dentro de um conjunto de trabalhos de excelente qualidade que vêm sendo desenvolvidos no Mackenzie e em outras instituições mundo afora. Entretanto, um ponto que auxiliou o andar do projeto foi ela já ter atuado nessa área de pesquisa anteriormente. 

O Livro 
A publicação volta a atenção para um dos compromissos fundamentais da sociedade: zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças mais novas. Lançado pela editora Romano Guerra, em parceria com a Pistache Editorial e o Instituto Brasiliana, a obra contou com amplo apoio do Instituto Cidades Sustentáveis. 

O livro foi pensado para se tornar referência para a formação de arquitetas, arquitetos, urbanistas e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que buscam trabalhar em territórios urbanos e promover possibilidades de desenvolvimento e empoderamento para mulheres e crianças.  

A publicação surge de um concurso realizado em 2017 pela Fundação Bernard van Leer, com a proposta inovadora de inserir a temática da primeira infância na graduação e pós-graduação de arquitetura e urbanismo no Núcleo de Pesquisa em Cidade, Gênero e Infância da UPM.  

São 22 textos e artigos de pesquisadores, especialistas e profissionais que trabalham no campo das infâncias, gênero e território. O livro aborda histórias de organizações referência nos temas, como Avante, CECIP, Centro de Excelência em Primeira Infância e Instituto Elos. 

Além delas, foram levantadas pesquisas acadêmicas sobre violência, espaço público e segregação territorial, pesquisas e experimentações práticas na transformação do território, experiências de incentivo à brincadeira no espaço público, envolvimento da comunidade, entre outros assuntos que trazem novas lentes à prática de arquitetos e urbanistas.