Atualidades

Corrupção e democracias é tema da aula de encerramento da Pós-Graduação de Direto

No formato on-line, aula teve como convidada professora da National Defense University

12.06.202312h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Corrupção e democracias é tema da aula de encerramento da Pós-Graduação de Direto

Na segunda-feira, dia 05 de junho, o Programa de Pós-Graduação de Direto Político e Econômico (PPGDPE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, em parceria com o Grupo de Pesquisa Direito Penal Econômico e Justiça Internacional, a aula de encerramento do semestre.  

Com o tema Corrupcion como amenaza a las democracias, a aula on-line foi ministrada pela professora da National Defense University, Celina Realuyo, especialista na área de segurança nacional e internacional. Participaram também o membro do Grupo Gestor PrInt/CAPES, professor Fábio Bechara e o professor Fernando Rister, os dois atuam na coordenação do PPGDPE e também do Grupo de Pesquisa.

Segundo o estudo Corruption Perceptions Index 2022, apresentado por Realuyo, a corrupção é definida como o abuso de poder usado para benefício próprio de quem realiza a prática e, para a professora, ela é danosa para a confiança e estabilidade da democracia. 

“A corrupção é um roubo e, lamentavelmente, há sistemas que apoiam e pessoas que aspiram entrar em governos para subornar”, afirmou Realuyo. Outro ponto abordado foi a percepção de corrupção na América Latina:

“Para nós, latino-americanos, não é uma surpresa, mas outros países que olham o Índice de Percepção de Corrupção, ficam assustados com tantos países da América Latina, porque pensam que não há corrupção”, explicou Realuyo. Em sua fala, ela destacou a posição da Venezuela e do Haiti no ranking.

Diferentes casos de corrupção foram citados na aula, entre eles o da Odebrecht e o escândalo da FIFA, vistos como uma ameaça ao Estado, economia e sociedade. Para assistir a aula completa, clique aqui.