Economia

CEO da Bauducco trata de liderança e aprendizado contínuo no Mackenzie

Evento encerrou a XXI Semana do CCSA  

15.05.202311h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

CEO da Bauducco trata de liderança e aprendizado contínuo no Mackenzie

Na noite de sexta-feira, 12 de maio, ocorreu o encerramento da XXI Semana do CCSA, um evento massivo do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Empresa Junior Mackenzie de Consultoria, que trouxe, de 08 a 12 de maio, mais de 60 palestras e workshops oferecidos pelos professores da UPM e convidados de empresas parceiras. As atividades foram todas gratuitas e abertas aos alunos mackenzistas. 

A palestra de fechamento, que se deu no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, contou com a presença do CEO da Bauducco, Andrea Martini, que tratou de um conjunto de sete atitudes fundamentais para se afirmar como líder no trabalho e na vida. Com mais de 30 anos de vivência no mundo corporativo, Martini já atuou em Marketing e Gestão global, passando por sete países distintos na Europa e América Latina. 

“Hoje, ao contrário do que acontecia anos antes, de se iniciar e permanecer numa carreira durante toda a vida, é preciso mudar, recriar e se reinventar constantemente, pois os ambientes são muito voláteis, portanto, meu principal destaque é para o que eu chamo de a humildade da curiosidade, essencial para se tornar líder de sua própria jornada”, diz Martini.  

Dentre os principais conselhos e fundamentos que guiaram sua carreira, Martini destaca, além da humildade, o contínuo aprendizado necessário. Além disso, ele vê com bons olhos a aproximação da Universidade e do mercado. 

“Tenho filhos na faixa dos 20 e poucos anos e sei da importância de compartilhar conhecimento e a ansiedade que estes jovens têm de começar a contribuir em sua sociedade e comunidade. Quanto mais nós, que temos alguma experiência, pudermos compartilhar e ajudar os jovens, sem dúvida criamos um ambiente profícuo”, adiciona o CEO da Bauducco. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, assinalou que vê com muita alegria esse ímpeto das unidades acadêmicas em promover atividades como a Semana aos alunos. “A Universidade precisa se relacionar com o mercado, precisa ouvir e estar próxima a empresas dos mais variados setores da economia. A Universidade é diversa por natureza na sua formação, suas pesquisas e na prestação de serviços”, lembra ele. 

“A Semana traz um momento ímpar aos nossos estudantes, que dificilmente teriam acesso a esses profissionais que aqui estiveram e que, sem dúvida, engrandeceram muito o conhecimento e as trocas que aqui acontecem”, complementa Vasconcelos. 

O evento contou com momento devocional ministrado pelo capelão Gildásio de Jesus Barbosa dos Reis, que esteve representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. 

Balanço  

Para o professor Claudio Parisi, diretor do CCSA, a Semana foi um sucesso, tanto pela participação dos alunos como pela alta qualidade das palestras. “Sem dúvida as informações passadas foram essenciais aos nossos estudantes, em especial as orientações de gestão de carreira. Além dos conhecimentos técnicos, as experiências dos profissionais do mercado ajudaram a pontuar aos nossos alunos o que priorizar em suas jornadas, de acordo com seus propósitos”, pontua. 

“Todos nós temos vários ciclos profissionais, então o mais importante é ‘aprender a aprender’ de forma constante. Essa integração com o mercado e com a sociedade é fundamental para a Universidade, e é isso que nos mantém sempre inovadores e atualizados para receber os alunos nesta e nas próximas jornadas que terão em suas vidas”, enfatiza Parisi.  

Para o coordenador de Extensão e coordenador geral do evento, professor Wagner Pereira Ricarth, toda a Semana significou um ganho enorme. 

“Terminamos de uma forma absolutamente satisfatória, pois os alunos tiveram tantas opções de atividades que a dificuldade era conseguir encaixar tudo o que queriam nas agendas. Os nossos estudantes ganharam muito, bem como a academia. E normalmente podemos perceber o eco desses eventos no aluno, que se engaja e se motiva mais nos novos ciclos”, adiciona Ricarth. 

O encontro contou também com a participação da professora Miriam Rodrigues, superintendente do Centro de Educação a Distância (CEDAD) da UPM, que comentou a iniciativa como um todo. “Essa é uma das possibilidades que a tecnologia nos traz. E nossos alunos da modalidade digital também tiveram a oportunidade de acompanhar momentos únicos da Semana do CCSA, como a palestra de encerramento, com transmissão ao vivo, compartilhando conhecimentos e reflexões”, encerra ela.