Mundo

Abertura oficial da conferência internacional do British Council acontece no Mackenzie

New Directions LATAM 2023 discute o inglês como língua mais falada no mundo e protagonismo dos professores na próxima década

26.05.202315h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura oficial da conferência internacional do British Council acontece no Mackenzie

Na sexta-feira, 26 de maio, a abertura oficial da conferência New Directions LATAM 2023, que ocorre na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), traz cerca de dez painéis, plenárias e mesas-redondas que ampliam a discussão das descobertas da nova publicação The Future of English: Global Perspectives, que prevê que o inglês se manterá como a língua mais falada do mundo na próxima década e destaca o protagonismo dos professores mesmo em meio a avanços tecnológicos.

O evento é organizado pelo British Council, organização internacional voltada a relações culturais e oportunidades em educação, e dedicado à avaliação da língua inglesa. A publicação debatida é o primeiro resultado de um grande programa de pesquisa e engajamento global iniciado pelo British Council em 2020. O estudo destaca que os professores continuarão tendo papel central no ensino do idioma, mesmo diante de avanços tecnológicos como automação, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Conheça a programação completa aqui.

A presidente da conferência New Directions, Mina Patel, destaca que, por conta da globalização, muitas empresas são multilíngues, mas o inglês permanece como a principal língua comum, necessária para viagens internacionais, para o trabalho e afins. “Acho maravilhoso celebrar todas as línguas, e temos de ter a noção de que o inglês ainda é uma das principais pontes e não pode se tornar uma barreira. Por isso é importante discutir o inglês e suas questões em diferentes contextos, para juntos podermos encontrar soluções”, diz.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, Felipe Chiarello, afirma que o relacionamento do Mackenzie com o British Council abre uma porta e amplia as perspectivas, não só de intercâmbio, mas de internacionalizar ainda mais a UPM. “Essa é uma marca da gestão do reitor Marco Tullio e já temos muitas parcerias com universidades estrangeiras e fazemos um trabalho intenso, por meio de nossa Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI)”.

“Para o aluno mackenzista, o ganho é enorme e uma virada de chave na vida, ampliando horizontes, possibilitando uma mudança de grau acadêmico, de carreira, com perspectiva de uma grande formação, contemplando as maiores universidades do mundo”, adiciona Chiarello.

Segundo a professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, Simone Fuso, esse evento é muito importante para tratar da avaliação da língua inglesa no mundo, um tema da essencial hoje, não apenas para quem está ingressando no mercado de trabalho, mas para quem está já efetivamente atuando.

“O Brasil, atualmente, é considerado um país que conta com um nível moderado em proficiência em língua inglesa e precisamos avançar muito mais nesse campo. A UPM possui muitos alunos proficientes no idioma e que têm o desejo de aprimorar ainda mais seus conhecimentos, de participar das ações de internacionalização, e a língua é uma das condições para isso”, pontua ela.

Ela lembra que essa também é uma oportunidade dos mackenzistas ampliarem suas relações, pois, como o evento atrai pessoas de fora, eles têm contato com profissionais do mercado nacional e internacional e podem ver o que está sendo feito lá fora. “Assim, o aluno, compreende tudo o que já é feito aqui e as oportunidades que ele tem no Mackenzie, e pode avaliar em que pode avançar”, assinala Simone.

Mudanças

“A América Latina é uma região incrível, com muitas similaridades e também diferenças. Precisamos reconhecer e celebrar essas diferenças, mas também compartilhar nossas similaridades e nos apoiar”, enfatiza Mina Patel. Ela conta que esta edição do New Directions tem a participação de públicos de interesse de 18 países diferentes nos três dias de conferência. Para ela, quanto mais se conversar e debater, melhor será para todos.

“Gostaria de, primeiramente, agradecer ao Mackenzie pela recepção e dizer que se você é um estudante aqui, deveria estar muito feliz. Sobre nossa temática, o inglês está mudando. Não apenas a pandemia modificou o mundo, mas a língua também está se alterando, seja pelo seu uso ampliado por conta das redes sociais, acesso em celulares, seja pela amplitude de culturas que estão fazendo uso e, de certa maneira, contribuindo para a alteração do idioma, gestando uma espécie de fusão dos idiomas”, considera Mina.

“No final, temos de lembrar de que este encontro não é a respeito do uso de idiomas, mas sim sobre comunicação, sobre conectar pessoas e podermos passar nossas mensagens”, finaliza ela.  

O evento New Directions LATAM 2023 ocorre até sábado, dia 27 de maio, no campus Higienópolis do Mackenzie. Para mais informações, clique aqui