Universidade

Abertura da Semana do CCBS tem saúde mental dos universitários como tema

Seis cursos da unidade acadêmica participam, de forma integrada, do evento 

17.05.202315h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura da Semana do CCBS tem saúde mental dos universitários como tema

Na terça-feira, 16 de maio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a abertura da sua Semana Acadêmica com a palestra Perspectivas e Desafios em Saúde Mental: Um Olhar para os Universitários, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis.

Entre os palestrantes estavam os professores da UPM, Cristiane Silvestre de Paula, Natalia Becker e Paulo Sérgio Boggio, e os professores convidados Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP, e Sara Evans-Lacko, pesquisadora na London School of Economics and Political Science.

Os alunos dos seis cursos da unidade acadêmica - Nutrição, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Gastronomia, Farmácia e Psicologia – acompanharam as falas sobre saúde mental, tema central da Semana Acadêmica. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as taxas de ansiedade entre jovens e adultos no Brasil estão entre as maiores do mundo.

Segundo a professora Cristiane Silvestre, a saúde mental dos universitários sempre foi considerada um ponto muito sério e o contexto brasileiro contribui para a situação. “Achamos que o Brasil é leve e possui um clima bom, mas é um país violento, o medo está sempre presente, as relações são pouco transparentes”, destacou a professora.

Durante a pandemia de covid-19 foi observado uma dificuldade acentuada em lidar e tratar problemas relacionados à ansiedade e à depressão. Os palestrantes ressaltaram que a discussão é de extrema importância, pois há caminhos para minimizar os impactos desses transtornos mentais no ambiente da universidade.

Também foram apresentados resultados do que uma boa saúde mental dos jovens pode ocasionar: redução de comportamentos prejudiciais à saúde, como tabagismo, e melhora nos resultados acadêmicos, nas oportunidades de emprego e nas relações interpessoais.

O diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, contou que o objetivo do evento, construído com os estudantes, é promover a integração entre os cursos da área da saúde. “Há uma multiplicidade de olhares que fazia as semanas acadêmicas de cada curso serem independentes, sem uma temática central. A partir deste ano, a semana acadêmica é do CCBS e há um eixo central, as comissões de cada curso trabalharam em parceria e a gente traz um formato mais integrado”, diz.

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, a semana acadêmica é uma oportunidade para ouvir o que especialistas e pesquisadores têm a oferecer. “O aluno tem acesso a pessoas que, usualmente, não teria e a temas relevantes da atualidade”. Ele também destacou o fato da integração entre estudantes e docentes dos diferentes cursos da saúde ser algo positivo.

Estiveram presente no evento o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; a professora Tais Mallmann Ramos, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; o capelão universitário Rickson Roque, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro.