360° HACK: conheça os vencedores do desafio de Economia Circular

Iniciativa fomenta sustentabilidade, criatividade e inovação entre estudantes 

21.03.202316h34 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

360° HACK: conheça os vencedores do desafio de Economia Circular

No último sábado, 18 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, foi sede do 360° HACK, um hackathon que desafiou os participantes a criarem projetos voltados para a economia circular. Ao longo do evento, diversas soluções foram apresentadas focando na inovação social, como tecnologias para construção civil, processos de educação para o descarte correto de resíduos e aumento na produtividade de pequenos produtores.

O primeiro colocado na competição foi o projeto “Peixe&Inseto”, da Universidade Federal de Uberlândia. A iniciativa trabalha com a larva da Mosca Soldado Negro. O projeto apresentado busca reduzir o descarte orgânico na produção de peixes, aumentando a produção destes animais e colaborando no desenvolvimento de ração para eles. 

Na segunda posição ficou o projeto “Lixo ao Luxo”, da Universidade de São Paulo (USP) Cidade Universitária, que visa à construção de um biodigestor (sistema para tratar matéria orgânica através de decomposição anaeróbia) em uma cozinha comunitária. A iniciativa ocorre em uma associação de moradores que atende a diversas famílias, com o intuito de melhorar e potencializar a alimentação saudável dessas pessoas. 

Segundo a gerente de Parcerias e Inovação daEnactus Brasil (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar jovens universitários a transformar vidas por meio da ação empreendedora), Sabrina Souza, os projetos selecionados mostraram maior alinhamento com os critérios de Impacto Positivo, modelo de negócio coerente, e alinhamento à proposta do hackathon sobre Economia Circular. 

O coordenador do Núcleo de Educação Empreendedora (NEE) da UPM, professor Marcos Morita, explicou que o evento foi transformador. “Ver tantos jovens dedicarem seu esforço, viajarem a noite toda para participarem de uma competição com cunho social, trazendo ideias sobre economia circular é algo exemplar”, salientou.  

O evento foi de extrema importância para estimular a criatividade e inovação dos estudantes, além de ter o aspecto prático na hora de resolver problemas e de fomentar a cultura da economia circular, algo fundamental nos dias atuais.  

“Ações como essa, com um suporte da Universidade e de grandes empresas, são fundamentais para motivar os estudantes, tanto como oportunidades de aprendizado e estágio, como de conexão com pessoas de todo o estado”, enfatizou o presidente da Enactus Mackenzie e aluno de Publicidade e Propaganda da UPM, Matheus Simão Ferreira. 

O estudante contou que fazendo parte da Enactus consegue aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando os alunos a contribuir para um mundo mais responsável social e culturalmente.  

Economia circular  
Nos dias atuais, a economia circular tem sido uma das principais pautas no mundo empresarial, visando à diminuição do impacto ambiental e a maximização de recursos. O 360º HACK é uma oportunidade para os participantes colocarem em prática seus conhecimentos e habilidades na criação de soluções inovadoras para os desafios da área da economia circular.