Higienópolis
De segunda a sexta das 7h30 às 22h
Sábados das 9h15 às 14h45

Alphaville
De segunda a sexta das 13h30 às 22h26
Sábados - Fechado

Campinas
De segunda a sexta das 7h30 às 22h30
Sábados das 9h às 14h50

Qual o horário de funcionamento das bibliotecas nas férias?
As Bibliotecas funcionam em horários especiais fixados e divulgados previamente pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM nas bibliotecas e no site

Campus Higienópolis

Biblioteca Central - Setorial de Filosofia, Letras, Educação e Psicologia
Prédio 2 - Ed. George Alexander
(11) 2114-8316 (atendimento)
biblio.central@mackenzie.br
Responsável
Marcela da Silva Matos CRB-8/10691 - (11) 2114-8136

 

Biblioteca Setorial Direito
Prédio 45 - Ed. Rev. Prof. Modesto Carvalhosa – 2º subsolo
(11) 2114-8378 (atendimento)
biblio.fdir@mackenzie.br 
Responsável
Jaqueline Bay Inácio Duarte CRB-8/9509 -  (11) 2766-7214

 

Biblioteca Setorial Engenharia, Computação, Ciências Exatas e CRAAM
Prédio 6 - Ed. Henrique Pegado
(11) 2114-8366 (atendimento)
biblio.enci@mackenzie.br
Responsável
Maria Gabriela Brandi Teixeira  CRB-8/6339 - (11) 2766-7366
 

Biblioteca Setorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Centro de Comunicação e Letras
Prédio 9 - Ed. Cristiano Stockler das Neves
(11) 2114-8457 (atendimento)
biblio.arca@mackenzie.br
Responsável
Paola Alessandra R. D’Amato  CRB-8/6271 - (11) 2114-8308
 

Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Prédio 45 – Ed. Rev. Prof. Modesto Carvalhosa - 1º subsolo
(11) 2114-8814 (atendimento)
biblio.ccsa@mackenzie.br 
Responsável
Aline Amarante Pereira CRB-8/9549 -  (11) 2766-7539

 

Biblioteca Setorial de Ciências Biológicas e da Saúde
Prédio 38 – Ed. Amantino Vassão - subsolo
(11) 2114-8814 (atendimento)
biblio.ccbs@mackenzie.br 
Responsável
Jaqueline Bay Inácio Duarte CRB-8/9509 -  (11) 2766-7214

 

Biblioteca Setorial de Teologia
Rua Maria Borba, 40
(11) 2114-8890 (atendimento)
biblio.teologia@mackenzie.br
Responsável
Aline Amarante Pereira CRB-8/9549 -  (11) 2766-7539

 

Campus Alphaville

Biblioteca Setorial de Ciências Administrativas e Direito
Av. Mackenzie s/ nº - Tamboré – Barueri (SP)
(11) 3555-2177 (atendimento) 
biblio.alpha@mackenzie.br
Responsável
Liliane Batista CRB-8/7142 - (11) 3555-2196


Campus Campinas

Biblioteca do CCT - Centro de Ciências e Tecnologia
Av. Brasil, 1200 - subsolo
(19) 3211-4111 
biblio.camp@mackenzie.br
Responsável
Helen Cristine de Faria – CRB-8/8418 - (19) 3211-4112

As Bibliotecas do Mackenzie são abertas ao público em geral, exclusivamente para consulta e pesquisa do acervo.

Não. Bolsas, pastas (inclusive as transparentes e com elástico), fichários com zíper e sacolas deverão ser deixados nos armários guarda-volumes.  Nas bibliotecas que não possuírem armários, os pertences deverão ser deixados no balcão de atendimento.

Sim. A perda, não-devolução da chave ou retirar-se da biblioteca deixando o material nos armários implica multa de R$ 25,00. 
Obs.: O valor da multa é utilizado para a troca do miolo da fechadura e confecção de novas chaves, para segurança dos usuários.

Acesse o site do Mackenzie e clique no link para o site da Biblioteca. 

Para saber a localização e a disponibilidade de uma publicação, faça a consulta da obra desejada no site da Biblioteca e em seguida, clique em “Exemplares” para verificar em qual biblioteca o livro se encontra e se o mesmo está disponível.

O cadastro é automático no sistema, para os usuários, porém o registro da senha numérica (4 a 6 dígitos) deve ser efetuado pelo usuário no balcão de empréstimos da Biblioteca, durante a primeira utilização dos serviços.

O recadastramento da senha é feito somente no site do TIA no link da Biblioteca, ou nos computadores instalados nas Bibliotecas, destinados a este fim.

Aluno de graduação e funcionários: até 6 (seis) materiais por um prazo de 7 (sete) dias corridos. Aluno de pós-graduação e professores: até 10 (dez) materiais por um prazo de 15 (quinze) dias corridos.

Não, o livro deve ser devolvido na biblioteca em que foi retirado.

Os materiais podem ser emprestados por um período maior que o normal, porém esta informação é divulgada no site da Biblioteca na ocasião.

Sim. O Sistema envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado, aviso de vencimento do prazo de empréstimo através de correio eletrônico, porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de energia, problemas com provedor, etc., não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder através da opção Acesso Usuário

Após verificar com a Biblioteca de outra Instituição, a disponibilidade do material, e se é possível emprestá-lo, entrar em contato pessoalmente com o bibliotecário responsável pela setorial do Mackenzie, que atende ao seu curso, e de posse dos dados completos da obra, solicitar que seja preenchido o formulário de Empréstimo entre Bibliotecas. Com este documento o usuário deverá retirar a obra na outra Instituição.

Acesse o site da Biblioteca
Clique no ícone Acervo - Catálogo on-line
Faça a pesquisa do seu interesse 
Clique no ícone exemplares
Selecione a opção reserva e a biblioteca do material
Digite seu código de matrícula (para alunos) ou DRT (professores e funcionários) e a senha cadastrada para utilização da Biblioteca 
Confirme a reserva

Alunos: número de matrícula + senha pessoal, cadastrada na Biblioteca Professores e Funcionários: número do DRT + senha cadastrada na Biblioteca Obs.: A senha deverá ter de 4 (quatro) a 6 (seis) dígitos numéricos.

O usuário receberá um aviso por e-mail, informando que o material estará disponível por 48 (quarenta e oito) horas. 
Poderá também fazer a consulta no site da Biblioteca

As 48 (quarenta e oito) horas são contadas a partir do momento que o livro foi devolvido, não levando-se em consideração sábados, domingos e feriados.

Sim, acesse o site da Biblioteca
Selecione o ícone Acesso ao Usuário
Digite seu código de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca
No ícone Reservas, selecione e cancele as reservas que desejar.

Pessoalmente: levando as obras no balcão de atendimento da Biblioteca em que as retirou, caso não tenham sido reservadas por outro usuário.  

Pela Internet: Conforme os passos abaixo
Acesse o site da Biblioteca 
Selecione o ícone “Acesso ao Usuário”
Digite seu código de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca 
No ícone “Renovação”, selecione a publicação que deseja renovar 
Confirme a renovação e selecione a opção “Imprimir” ou “Enviar o recibo de 
renovação por e-mail”.

Importante
O material somente poderá ser renovado se não estiver em atraso e não possuir reserva. 
O material pode ser renovado até 5 (cinco) vezes. Sendo necessário, após este limite, que o livro seja devolvido e permaneça disponível na Biblioteca por um período de 24 horas.

Não, pois é necessário no ato da renovação (pessoalmente ou pela Internet) , que o usuário digite sua senha pessoal e intransferível, no sistema de empréstimo.

1º No ato da devolução, o usuário será informado sobre o valor da multa do material ; 
2º A multa poderá ser paga via boleto, ou se o valor for muito elevado, o usuário deverá consultar o bibliotecário responsável;pela setorial e negociá-la, com livros de interesse da biblioteca sendo que neste caso, não será emitido o boleto. Se os livros foram retirados de várias setoriais, a negociação do pagamento da multa total “em doação de livros” poderá ser feita em uma única setorial; 
3º Caso o usuário queira, no momento da devolução, renovar o(s) material(is) que estava em seu poder (que não foi devolvido na data), ou levar outros, Não estará impedido e deverá informar ao funcionário do balcão. Após a renovação/empréstimo, a multa será gerada e o usuário ficará com status de “Afastado” no sistema.

Obs.: Não poderá renovar estes materiais pela Internet ou pessoalmente, até apresentar o comprovante de pagamento da multa à Biblioteca, o que deverá ser feito no prazo de 7 (sete) dias.

4º Em ambos os casos: pagamento de multa por “boleto” ou “doação de livros”, o usuário ficará com status de “Afastado” no sistema;

5º Somente quando o usuário efetuar o pagamento do boleto, no prazo máximo de 7 (sete) dias, e apresentá-lo à Biblioteca, voltará ao status “Normal” no sistema.

A validade do boleto é de 7 (sete) dias a partir da data da emissão. 
Após este prazo serão cobrados encargos bancários de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Não, o usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento à Biblioteca para normalizar sua situação.

O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, bem como pela Internet, bankfone e demais serviços oferecidos pelas instituições bancárias.

O boleto gerado pela Biblioteca, poderá ser impresso e retirado no setor AFA – Atendimento Financeiro ao Aluno, no mesmo dia da emissão, ou impresso pelo usuário a partir do dia seguinte da emissão, no site do TIA – Terminal Informativo Acadêmico em “Situação Financeira”. 
 

Localizações do AFA

Higienópolis
Horário: das 8h30min 21h (de segunda a sexta)
Telefones:
(11) 2114-8538
(11) 2114-8858
(11) 2114-8516
(11) 2114-8627
e-mail: afa@mackenzie.br. 
 

Alphaville
Prédio I - 2º andar
Horário: das 8h às 20h:30min (de segunda a sexta)
e-mail:
yraci@mackenzie.br
flora@mackenzie.br
Telefones: (11) 3555- 2104 ou 3555- 2169

Sim, a multa é cobrada por dias corridos, considerando-se sábados, domingos e feriados.

O número de usuários em cada sala é de no mínimo 3 (três) e no máximo 5(cinco) usuários.

Por 2 (duas) horas diárias, mediante agendamento prévio no balcão de atendimento da Biblioteca, com apresentação do cartão TIA.

Sim, porém não é permitido sua conexão ao cabo de rede.

Este serviço é oferecido apenas para alunos, professores e funcionários do Mackenzie.

Deverá preencher o formulário disponível no site http://www3.mackenzie.br/bibliotecas/sol_fichacat/
O contato dos responsáveis pelas setoriais, poderá ser encontrado no site da Biblioteca em “Serviços - Ficha Catalográfica”.

O prazo para entrega da ficha catalográfica é de 48 (quarenta e oito) horas, excetuando-se sábados, domingos e feriados.