Avaliação de TICs para impulsionar a transformação tecnológica de micros e pequenas empresas na incorporação da Indústria 4.0 com foco nos fatores humanos

A Indústria 4.0 promove inclusão de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e Internet das Coisas (IoT) nos processos produtivos, possibilitando a Integração Humano-Computador (Hint). No entanto, a maioria das pequenas e médias empresas brasileiras ainda não estão preparadas para a incorporação dos aspectos da Indústria 4.0, seja pelo alto investimento em tecnologias, seja pela falta de mão de obra capacitada. Neste contexto, esta pesquisa pretende promover atividades que contribuam para a transformação tecnológica das pequenas e médias empresas brasileiras para a Indústria 4.0, com foco em fatores humanos no uso da tecnologia e no desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Embora a Indústria 4.0 possa ter um impacto direto em todas as cadeias de valor, fortalecendo setores concentrados em grandes empresas multinacionais com capacidade para incorporar tecnologias, seus próprios desenvolvimentos e aumentar a produtividade, as pequenas e médias empresas continuam alheias às possibilidades de incorporação das TICs devido à limitação dos recursos econômicos, às capacidades de adaptação dos seus trabalhadores, bem como à escassez de conhecimento sobre as tecnologias. Esta situação se agravou com a pandemia de COVID-19, que gerou uma queda significativa da produção industrial em escala global, com impacto direto no setor produtivo. A pós-pandemia irá acelerar o processo de conversão da quarta revolução industrial nas grandes empresas, deixando de fora um grande número de produtores de micros, pequenas e médias empresas que não conseguirão se converter.

Inovação: O projeto é considerado inovador uma vez que se propõe a avaliar o potencial dos produtos TICs, considerando os fatores humanos, para uso destes setores produtivos e a integração humano-computador. Pretende-se contribuir para melhorar a forma como as pequenas e médias empresas brasileiras usam e aplicam a tecnologia. Para isso, será realizado um diagnóstico inédito sobre das pequenas e médias empresas brasileiras com análise do uso de TICs nas diferentes áreas de processos, detectando produtos tecnológicos específicos de software, hardware ou comunicações que as empresas tenham instalado para operar nas suas funções, permitindo um diagnóstico da capacidade instalada, níveis de produtividade e necessidades de melhorias, implementação de novos produtos e formação dos recursos humanos que os operam.

Oportunidades/Vantagens/Benefícios: A pesquisa terá um impacto econômico ao estabelecer um conjunto de recomendações para a gestão do processo de adoção e implementação de produtos TIC específicos que permitam a transformação tecnológica das pequenas e médias empresas para Indústria 4.0, considerando os fatores humanos e acessibilidade, abrindo oportunidades de negócios e acelerando a produtividade. Também terá impactos sociais, ao definir diretrizes para capacitação e formação dos recursos humanos para o processo de adoção de novas tecnologias para a transformação das pequenas e médias empresas brasileiras para a Indústria 4.0.