Análise da Relevância da capacidade absortiva e controle interativo nas Capabilities Operacionais e Desempenho Operacional

 

O objetivo deste projeto é avaliar se a capacidade absortiva e o controle interativo são relevantes para influenciar a forma como as empresas lidam com as capabilities operacionais e por consequência o desempenho operacional. As pesquisas envolvendo a contabilidade gerencial e gestão de operações ainda é pouco explorada na literatura. Portanto, diante dessa lacuna, este trabalho visa analisar avaliar a relevância das capabilities, capacidade absortiva, controle gerencial no desempenho operacional. A literatura tem discutido esses relacionamentos parcialmente, porém, ainda há controvérsia quando ao desempenho operacional devido à sua multidimensionalidade a qual deve ser vista sob diferentes perspectivas. Além disso, a relação entre capabilities operacionais e desempenho, capacidade absortiva e desempenho e controle gerencial e desempenho necessitam de pesquisas adicionais visando explicar melhor estes relacionamentos. Essa visão é respaldada pela literatura de operações e contabilidade gerencial, que entende que a relação entre as capabilities, práticas operacionais e desempenho ainda não está bem resolvida. A controvérsia ocorre quando alguns pesquisadores entendem que são as capabilities operacionais que melhoram o desempenho. Já outros argumentam que a melhora no desempenho decorre da capacidade absortiva. Portanto, diante dessas inquietações, percebe-se claramente espaço para pesquisas que melhor expliquem esses relacionamentos. Consistente com esse entendimento, alguns estudiosos preferem creditar o impacto no desempenho da manufatura como decorrente do aumento das capabilities operacionais quando incorporam a aprendizagem tanto externa quanto interna. Nesse sentido, investigar como o desempenho pode ser melhorado ainda constitui um tema em aberto na literatura tanto de operações quanto de contabilidade gerencial. Neste projeto, o desempenho será avaliado sob a ótica de desempenho operacional, que consiste em um conjunto de dimensões comerciais como, por exemplo: retorno sobre o investimento (ROI); lucratividade; vendas; market share; satisfação do cliente, dentre outras. Essas dimensões têm como foco monitorar o desempenho do negócio, pois consideram tanto medidas financeiras quanto não financeiras. Com base no exposto, observa-se que as competências organizacionais que reforçam o desempenho ainda carecem de investigação. Assim, as questões de pesquisa que este trabalho visa responder são: qual relevância da capacidade absortiva e controle interativo nas capabilities operacionais e esta, por sua vez, no desempenho operacional? A capacidade absortiva e o controle interativo têm influência relevante no desempenho operacional? Embora projeto esteja delineado para o setor industrial, é possível ajustes para setores específicos.

Inovação: A principal contribuição do trabalho tende a destacar a importância da capacidade absortiva na formação das competências internas da organização, bem como dos controles interativos, que são inerentes a todos os tipos de organizações. Quanto à administração, o trabalho contribui para sensibilizar os gestores para o impacto positivo no desempenho frente à alavancagem das competências e como os controles podem auxiliar para esta implementação.

Oportunidades/Vantagens/Benefícios: Pode-se entender como um benefício do trabalho, os impactos advindos da melhoria dos processos/serviços/produtos decorrentes dos investimentos em capabilities, bem como em controles interativos.