Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

FAU - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estágio

O programa de estágio curricular supervisionado (que se submete ao Regulamento Geral de Estágios da UPM e à Lei Federal 11.788 de 25 de setembro de 2008, que rege a questão) é obrigatório aos alunos do Curso, e deve ser cumprido entre o início da 1ª etapa e p término da 10ª etapa, com a preferência entre o início da 6ª etapa e o término da 8ª, o mínimo de 200 horas de estágio. O programa é gerido por setorial administrativo, na esfera da Universidade, denominado Área Administrativa de Estágio (AAE), que define procedimentos e documentos necessários para a consolidação do registro dos três agentes envolvidos neste processo: Universidade/Faculdade, aluno e empresa/profissional autônomo. O estágio é uma atividade muito importante para o estudante de graduação de Arquitetura e Urbanismo, pois complementa o seu aprendizado com uma visão do mundo real nos trabalhos prestados nas empresas ou órgãos públicos. A atividade visa o aprimoramento profissional na sua área de estudo, possibilitando o conhecimento prático das matérias teóricas passadas em sala de aula.

O estágio de estudante é obrigatório, não configurando relação de emprego, mas com alguns direitos como o recebimento de bolsa ou remuneração, se estipulado, cumprimento de carga horária prefixada e realização de seguro obrigatório contra acidentes, e após 1 ano de estágio, 30 dias de férias remuneradas. A faculdade conta com uma Coordenação de Estágio que oferece suporte aos alunos antes e durante o estágio.

O aluno poderá realizar estágio não obrigatório, com o s mesmos procedimentos do estágio obrigatório, mas sem contar como realização para o cumprimento das 200 horas obrigatórias.

A atividade de supervisor de estágio da empresa/profissional autônomo só poderá ser exercida, e, portanto, aceita para fins de registro do contrato de estágio junto a AAE por profissional Arquiteto e Urbanista com registro profissional junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou profissional engenheiro civil com registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O programa objetiva levar o aluno a vivenciar, e confrontar, os conhecimentos adquiridos na academia com as práticas profissionalizantes desenvolvidas em empresas públicas e privadas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e de Construção, Órgãos Públicos de Planejamento e Gestão com a finalidade específica de aprimorar a sua formação de Arquiteto e Urbanista. O programa conta também com o Relatório de Acompanhamento das Atividades do Estágio (RAE), fonte privilegiada para verificação do grau de aderência dos conhecimentos transmitidos ao aluno e da relação desses conhecimentos com a prática profissional, tanto do ponto de vista da concedente quanto do estagiário, retroalimentando a reflexão sabre a eficácia do ensino e da aprendizagem, a partir do olhar do mercado de trabalho. Este relatório deve ser apresentado como documento obrigatório para o registro das horas de estágio cumpridas pelo aluno, no curso de Arquitetura e Urbanismo.



Horários de Atendimento

Dias da Semana

Horários

Docente

Segundas-feiras 

Das 17h00 às 19h00 

Profª Marília do Val 

 Segundas-feiras

Das 11h50 às 12h50 

Profº Edson Lucchini  

Quartas-feiras 

Das 17h00 às 19h00 

Profª Marília do Val 

Quarta-feiras 

Das 11h50 às 12h50 

Profº Edson Lucchini 

Todos os documentos devem estar assinados e apresentados presencialmente.


Comprovação das horas de estágio

Os documentos de comprovação das horas de estágio serão recebidos na sala da Coordenadoria de Estágios na sala 101, 1º andar do Prédio 10.

O total das horas de estágio obrigatório segundo o Projeto Pedagógico 2018, é de 200 Hs para O curso de Arquitetura e Urbanismo e de 160 Hs para o curso de Design. Deverão ser disponibilizados os seguintes documentos referentes a todos os estágios realizados:

  • Termo de compromisso de Estágio TCE (incluindo o plano de atividades);
  • Relatório de Acompanhamento das Atividades do Estagiário;
  • Termo aditivo ao TCE (se houver alguma modificação ou prorrogação em seus termos.
  • Termo de Rescisão do TCE (se o termo for encerrado antes da data prevista) e
  • Termo de Realização do Estágio (contendo o período em que o Estágio foi realizado).

Estes documentos serão apresentados ao Coordenador de Estágios e deverão permanecer na Coordenadoria de Estágio, cópias dos seguintes documentos:

  1. Relatório de Acompanhamento de Atividades do Estagiário;
  2. Termo de Rescisão do TC ou Termo de Realização do Estágio.

Acompanhando as cópias dos documentos os alunos devem apresentar uma folha de rosto (A4) contendo:

  • nome do aluno;
  • nº de matrícula;
  • semestre cursando;
  • data;
  • relação do total de horas dos estágios realizados.

Os documentos de Estágio serão recebidos na sala de Estágios, sala 101, 1º andar, Prédio 10.

E-mail: coordenador.estagio.fau@mackenzie.br

Contatos
Prof. Dr. Flavio Marcondes

Prof. Dr. Flavio Marcondes

Coordenador

Miriam Marques

Miriam Marques

Apoio Administrativo