O Estágio Docente é parte integrante da formação do pós-graduando e tem como objetivo a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Trata-se de uma atividade obrigatória a todos os beneficiários de bolsas e taxas da CAPES e Mérito MackPesquisa. No entanto, todos os discentes regularmente matriculados nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmicos e Mestrado e Doutorado Profissional) poderão realizar o Estágio Docente de forma voluntária e terão direito à certificação.
Os seguintes critérios devem ser obedecidos para realização do Estágio Docente:
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Deve ser obrigatoriamente realizado nos cursos de Graduação da Instituição.
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A duração mínima do Estágio Docente será de 1 (um) semestre.
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A carga horária mínima, para realização do Estágio Docente, é de 24 (vinte e quatro) horas/aula e, a máxima, de 60 (sessenta) horas/aula realizadas no decorrer de um semestre.
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As atividades desenvolvidas pelos discentes não poderão exceder a 4 (quatro) horas/aula semanais e devem ser conciliáveis às demais atividades regulares na Pós-Graduação.
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As atividades do Estágio Docente deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do Programa de Pós-Graduação realizado pelo pós-graduando.
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Admitir-se-á a realização do Estágio Docente na rede pública do Ensino Médio havendo específica articulação entre os sistemas de ensino, pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste item.
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Deve atender às exigências da Unidade Acadêmica onde o Estágio Docente será realizado.
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O docente de Ensino Superior que comprovar tal atividade, durante a vigência do benefício, ficará dispensado do Estágio Docente.
As atividades permitidas são:
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Co-orientar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
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Co-orientar discentes do Programa Institucional de Iniciação Científica.
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Participar de programas de orientação de estudos.
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Ministrar aulas em Cursos de Extensão junto às Unidades Acadêmicas.
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Organizar simpósios, colóquios ou outra modalidade de caráter acadêmico.
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Atuar como Monitor de disciplina, desde que esta tenha ligação direta com seu projeto de pesquisa.
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Outras atividades, propostas pelos discentes, serão avaliadas pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação.
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Para efeito desta atividade, não serão considerados, os trabalhos de elaboração de material didático para aulas e auxílio na elaboração e correção de provas.
A realização do Estágio Docente (obrigatório/voluntário) envolve duas etapas:
Inscrição
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No início do semestre letivo, o discente deverá entrar em contato com o seu Orientador ou Coordenador do Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculado, a fim de verificar as disciplinas da Graduação ou atividades que contribuirão com a sua pesquisa ou aperfeiçoamento.
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A inscrição será realizada por meio do preenchimento do Formulário de solicitação de Estágio Docente , o qual deverá ser assinado pelo Docente que supervisionará o Estágio, e enviará para a respectiva Secretaria do Programa de Pós-Graduação, de acordo com o prazo estabelecido pela referida secretaria (não serão aceitos documentos preenchidos à mão e/ou rasurados).
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A Secretaria do Programa de Pós-Graduação encaminhará o Formulário para avaliação da Comissão de Bolsas. Após a avaliação, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação encaminhará o Formulário ao Diretor da Unidade Acadêmica envolvida para ciência e autorização.
Relatório e certificação
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Ao término do Estágio Docente, o discente deverá entregar na respectiva Secretaria do Programa de Pós-Graduação, o Relatório de Estágio Docente, detalhando as atividades desenvolvidas no semestre, e já contendo a assinatura do Docente que supervisionou o Estágio (não serão aceitos documentos preenchidos à mão e/ou rasurados).
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A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação realizará a análise final do Relatório, deliberando sua aprovação.
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A Secretaria do Programa de Pós-Graduação encaminhará a relação de discentes que efetuaram o Estágio Docente à Coordenação de Apoio Discente;
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A declaração de realização do Estágio Docente será emitida e enviada aos programas de Pós-Graduação para encaminhamento aos discentes.