Finep


Chamada FINEP 2030 – Rede de ICT

Inscrições até: 31/03/2021

O objetivo da Chamada é selecionar propostas em nível nacional para o estímulo, orientação e promoção da criação de rede de ICTs, que possam atuar nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças. As ações deverão estar alinhadas com os desafios da indústria e o desenvolvimento das novas tecnologias de manufatura avançada. As redes de ICTs deverão atuar desde a otimização das condições de produção existentes (aprimorando a qualidade dos produtos, contribuindo para competitividade e introduzindo na empresa a cultura da inovação), até o desenvolvimento de novos produtos (garantindo o posicionamento adequado das empresas no mercado e o seu crescimento), respeitadas as linhas de atuação e áreas temáticas descritas no Edital que segue em anexo.

Chamada FINEP - Terceira Chamada Pública Conjunta entre Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho de Pesquisa da Noruega(RCN)

Inscrições até: 12/05/2021

A chamada conjunta com vistas a aumentar a colaboração entre a Noruega e o Brasil por meio de parcerias entre empresas de ambos os países para o desenvolvimento de serviços / tecnologias. A Finep e a RCN apoiarão projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas, por meio de seus respectivos instrumentos financeiros, no âmbito das linhas temáticas: • Redução de gases de efeito estufa, eficiência energética e meio ambiente; • Estudo do subsolo, incluindo o uso de CO2 para recuperação avançada de petróleo (EOR); • Perfuração, conclusão e intervenção; • Produção, processamento e transporte; • Acidentes graves e ambiente de trabalho; • Tecnologia de materiais.

Chamada FINEP - Mulheres Inovadoras 2ª Edição

Inscrições até: 08/03/2021

O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira. Para efeito do Prêmio Mulheres Inovadoras, “startup” se refere à empresa de base tecnológica, com alto potencial de crescimento, inovadora, flexível e ágil, que trabalha em condições de incerteza e que possui modelo de negócios repetível e escalável, capaz de resolver um problema real. Tema 1) Competitividade Produtiva – Inovações que ampliem a competitividade dos setores de agronegócio, petroquímica, transporte e logística. Tema 2) Qualidade de vida - Inovações em saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. As proponentes de cada uma das regiões que não se enquadrarem nos respectivos temas deverão selecionar, no formulário eletrônico, a opção “Outras Inovações”.

Chamada FINEP - Programa Desafio Cibernético - Startups e Empresas de Base Tecnológica

Inscrições até: 25/01/2021

A chamada apoiará a empresas brasileiras nascentes de base tecnológica e startups, com alto potencial de crescimento, introduzindo novas tecnologias e modelos de negócios no mercado e contribuindo para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o País. Neste edital, em parceria com o Exército Brasileiro, a Finep visa fomentar e encontrar soluções para o setor cibernético e fortalecer a soberania nacional. Ao final, a empresa com a solução mais bem avaliada receberá um prêmio e se tornará uma potencial candidata a receber um investimento seja no âmbito do Programa de Investimento em Startups Inovadoras – Finep Startup, ou outra iniciativa desta empresa pública. Serão apoiados projetos de inovação em produtos na seguinte linha temática: Desenvolvimento de um sistema de modelagem de alto nível para a atividade de Análise de Resiliência Cibernética que incorpore a gestão de riscos. E deverá integrar subsistemas e APIs (“Application Programming Interface”) complementares incorporando uma metodologia de aferição de Índice de Resiliência Cibernética (IRCiber), baseada em práticas modernas e aplicável a qualquer tipo de organização. São elegíveis empresas, independentemente do tipo societário sob o qual estejam constituídas (sociedades limitadas, sociedades anônimas, etc.), verificar mais detalhes no edital. 

Chamada FINEP Nº 09/2020 - Estruturação de Centros de Tecnologia e Inovação Aplicadas em Materiais Avançados

Inscrições até 01/03/2021

Busca-se apoiar, nesta Chamada, a estruturação de centros capazes de desenvolver pesquisas tecnológicas e de inovação aplicadas, de forma conectada e integrada com outros agentes do sistema de inovação ao seu redor, demonstrando capacidade de internalização e externalização de conhecimento por meio de combinação de tecnologias e recursos interdisciplinares, provenientes de diferentes fontes, tais como instituições de ciência e tecnologia (ICTs), empresas consolidadas, parceiros internacionais, startups, etc. Espera-se, portanto, a proposição de centros dinâmicos, capazes de operar de forma aberta e sustentável, com modelos de absorção e transferência de conhecimento claros e viáveis do ponto de vista tecnológico e financeiro. Finalmente, objetiva-se com este edital contribuir para uma política de Estado que eleve o desenvolvimento tecnológico e a inovação no País visando a comercialização de produtos e serviços de alto valor agregado em materiais avançados e minerais estratégicos, de forma a reduzir o déficit tecnológico e atingir a soberania nacional nesse tema. Será apoiada a estruturação de CTIA-MA, que contemple projetos de inovação que objetivem soluções em Materiais Avançados e Minerais Estratégicos Portadores de Futuro para o desenvolvimento e aplicação em novos processos e produtos de alto valor agregado e de relevância estratégica e comercial, assim como para introdução de novas funcionalidades em produtos e processos tradicionais, com o objetivo de aumentar o patamar tecnológico da cadeia nacional de fornecedores, priorizando o desenvolvimento de engenharia nacional e absorção de novas tecnologias vinculadas a: ligas metálicas, compósitos poliméricos, metamateriais, nanomateriais, nanocompósitos, materiais de alto desempenho, materiais multifuncionais, materiais para tecnologia quântica, materiais eletrônicos, materiais para óptica avançada, tribologia, entre outros materiais nanotecnológicos com potencial disruptivo e competitivo para a indústria avançada, de modo geral.

Chamada FINEP Nº 08/2020 - Cooperativo ICT- Alemanha

Inscrições até 19/03/2021.

Soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de Bioeconomia. Visa estimular a parceria entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovações (ICTs) pública ou privada, empresas brasileiras e instituições alemãs dentro de cenários de cooperação internacional. Espera-se apoiar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, produtos, serviços e processos, baseadas nos temas de “uso industrial da biomassa” e de “plantas medicinais e aromáticas”, objetivando a geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para ganhos econômicos, sociais e ambientais de ambos os países. Embora financiados separadamente por cada país, apresentem desenvolvimento conjunto e sejam tecnicamente complementares, contemplando o mesmo objetivo final.

Chamada FINEP – Nº 07/2020 - Subvenção Econômica à Inovação

Inscrições até 19/03/2021

Soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de Bioeconomia. São elegíveis para submeterem propostas as empresas brasileiras de qualquer porte, independentemente do tipo societário sob o qual estejam constituídas (sociedades limitadas, sociedades anônimas, etc.). Espera-se apoiar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, produtos, serviços e processos, baseadas nos temas de “uso industrial da biomassa” e de “plantas medicinais e aromáticas”, objetivando a geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para ganhos econômicos, sociais e ambientais de ambos os países, fortalecendo ações de cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre Alemanha e Brasil no campo da bioeconomia.