FAPESP


Chamada FAPESP Nº 27/2021 – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores Programa Centelha 2 (SP)

Inscrições até 25/10/2021.

O objetivo principal é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de São Paulo. Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom. Serão apoiados projetos inovadores que tenham suas soluções aplicadas aos seguintes setores: Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados; e Transporte, Logística, Mobilidade.

Chamada FAPESP Nº 26/2021 – Seleção Pública – Programa FINEP – TECNOVA II

Inscrições até 25/10/2021.

O objetivo principal é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país. Desta forma, visa apoiar projetos de inovação, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. O Edital se destina às empresas que visem desenvolver os complementos técnicos que permitirão que as soluções inovadoras alcancem uma inserção no mercado. Nesta fase, a empresa realiza o desenvolvimento industrial e comercial dos produtos, e os recursos do programa deverão ser destinados ao desenvolvimento e não poderão financiar propriamente a sua produção ou a sua comercialização. Espera-se que as atividades apoiadas auxiliem a empresa a incorporar de modo mais efetivo os elementos do mercado e, com isso, torne mais robustos os resultados inovadores obtidos em seus projetos e melhore as suas chances de sucesso no mercado. Entende-se por desenvolvimento da pesquisa para inovação tecnológica o esforço realizado, não exclusivo, mas principalmente nas atividades que: a) São voltadas para a criação de novas tecnologias e novos conhecimentos com aplicações e objetivos práticos; b) Contribuam para formar recursos humanos qualificados na área do projeto; c) Assegurem ao produto viabilidade técnica para produção em escala; d) Melhorem a qualidade do produto. O resultado da proposta que será objeto desta Seleção Pública, ao final do período de sua execução, deverá estar em condição de ingressar em uma das etapas de certificação, produção e/ou comercialização. Por isso, não serão aceitas propostas cujo resultado esteja aquém destas possibilidades.

Chamada FAPESP Nº 24/2021 - Programa PIPE FAPESP-Sebrae: Da pesquisa ao mercado

Inscrições até 19/10/2021.

A FAPESP e o Sebrae anunciam Chamada de Propostas para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito da Fase 2 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), voltados à pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras e à introdução dessas soluções ao mercado. Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas de pequeno porte (com até 250 empregados) com unidade de P&D no estado de São Paulo e faturamento limitado a 4,8 milhões de reais. O pesquisador responsável deverá demonstrar conhecimento e competência técnica no tema do projeto, mas não é exigido nenhum título formal (seja de graduação ou pós-graduação). A empresa deverá comprometer-se a oferecer condições adequadas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa durante o período de sua execução e a envidar os melhores esforços para a comercialização bem-sucedida dos resultados.

Chamada FAPESP Nº 21/2021 - CEPID 2021 (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão)

Calendário de ciclos de submissões de CEPIDs por Grande Área do Conhecimento:

Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária: 16/08/2021 a 15/09/2021;

Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração: Setembro/2022;

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias: Setembro/2023.

A Chamada financiará projetos de pesquisa que abordam perguntas transformativas do conhecimento atual e cujos resultados possam ter impactos positivos para a sociedade. Os CEPIDs devem realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em temas relevantes em sua área do conhecimento. O CEPID procura agregar pesquisadores em torno de questões de pesquisa fundamentais ou orientadas para aplicações para se transformar em um Centro de Classe Mundial em Pesquisa. Entende-se por pergunta de pesquisa fundamental aquela que questiona ou avança o entendimento de uma área do conhecimento. As atividades dos Centros também devem contribuir substancialmente para a formação de recursos humanos qualificados em áreas estratégicas para o país. Por outro lado, os objetivos vão além da realização de pesquisa internacionalmente competitiva e da formação de recursos humanos altamente qualificados. Para assegurar a apropriação dos resultados de pesquisa de um CEPID pela sociedade, é necessário conectar diferentes atores e instituições: pesquisadores, estudantes, instituições de pesquisa, agências de fomento nacionais e internacionais, pequenas e grandes empresas, governo, imprensa e sociedade. Os CEPIDs precisam estabelecer uma estratégia clara para acelerar a convergência de esforços de pesquisa e sua apropriação pela sociedade. O modelo dos CEPIDs possui dois mecanismos para acelerar essa convergência: inovação e difusão. São definidas as grandes áreas do conhecimento: 1- Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária, 2- Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração; 3- Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

FAPESP/RCUK

Fluxo Contínuo

O acordo de cooperação entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

FAPESP-BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA)

Fluxo Contínuo

Visa estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo, através de mecanismos de colaboração de curto prazo. Neste caso, o financiamento deve ser direcionado a atividades de mobilidade e intercâmbio, como diárias de viagens e workshops. A Chamada FAPPA receberá propostas em todos os temas científicos das ciências biológicas e biotecnologia, mas propostas nos temas segurança alimentar, bioenergia ou biotecnologia industrial terão prioridade.

25/2017 Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

Fluxo Contínuo

O objetivo é selecionar e apoiar Propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático, em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Programa Núcleos de Excelência - PRONEX do CNPq, que visa contribuir para consolidar o processo de desenvolvimento científico-tecnológico brasileiro. Apoio: FAPESP e CNPq.

Bolsa de Iniciação Científica

Fluxo Contínuo

Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.


Bolsa Jovens Pesquisadores

Fluxo Contínuo

A finalidade do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP-FAPESP) é possibilitar a criação adequada de oportunidade de trabalho para jovem pesquisador ou grupo de jovens pesquisadores de grande potencial, de preferência em centros emergentes de pesquisa.


Bolsa de Mestrado

Fluxo Contínuo

A Bolsa de Mestrado da FAPESP destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições Públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação. O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os resultados.


Bolsa de Doutorado

Fluxo Contínuo

A Bolsa de Doutorado da FAPESP destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições Públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os resultados.


Bolsa de Doutorado Direto

Fluxo Contínuo

A Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP se destina a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os resultados.


Bolsa de Pós-Doutorado

Fluxo Contínuo

A Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP tem por objetivo criar as condições para a incorporação temporária a grupos de pesquisa ativos no Estado de São Paulo de cientistas muito promissores, que tenham obtido o título de doutor há menos de 7 (sete) anos e que sejam aprovados no rigoroso processo de seleção da FAPESP.


Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

Fluxo Contínuo

Apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado, no exterior. O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa no país, não podendo ser solicitado independentemente. Esse apoio se dará na forma da concessão de Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior, com duração variável, de acordo com a modalidade de bolsa usufruída pelo candidato.


Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)

Fluxo Contínuo

A bolsa é concedida a pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, comprovada por sua súmula curricular, para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior.


Bolsa de Jornalismo Científico

Fluxo Contínuo

O Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) foi lançado em outubro de 1999 para estimular a formação de profissionais capazes de lidar com informação sobre ciência e tecnologia na grande imprensa, na imprensa especializada, na internet ou em áreas de comunicação de instituições de ensino e pesquisa.


Bolsa Ensino Público

Fluxo Contínuo

O Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP apoia pesquisas que tenham como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no Estado de São Paulo.


Participação em Reunião Científica e/ou Tecnológica

Fluxo Contínuo

O auxílio destina-se a financiar parcialmente a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em reuniões científicas ou tecnológicas, no Brasil ou no exterior, para a apresentação de trabalho de sua autoria, não publicado, resultado de projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, que exponha resultados inéditos de pesquisa.


Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica

Fluxo Contínuo

Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.


Publicações

Fluxo Contínuo

O auxílio oferece financiamento para a publicação de periódicos, artigos e livros que exponham resultados originais de pesquisa realizada por pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculado a instituição de ensino superior e pesquisa, pública ou privada, no Estado de São Paulo.


Pesquisador Visitante

Fluxo Contínuo

O auxílio Pesquisador Visitante destina-se a cobrir, total ou parcialmente, as despesas referentes à visita de pesquisador experiente, vinculado a instituição de pesquisa do exterior ou do Brasil a uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período contínuo e não superior a um ano. O objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, ou a ponto de serem iniciados, na instituição anfitriã.


Auxílio à Pesquisa – Regular

Fluxo Contínuo

O auxílio Regular oferece financiamento para projetos de pesquisa individuais a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.


Projeto Temático

Fluxo Contínuo

A modalidade Projeto Temático destina-se a apoiar propostas de pesquisa com objetivos suficientemente ousados, que justifiquem a duração de até cinco anos e as condições especialmente favorecidas de apoio e financiamento, incluindo a possibilidade de concessão de solicitações complementares vinculadas ao projeto.


Reparo de Equipamentos

Fluxo Contínuo

O auxílio destina-se a reparo de equipamento relevante para a execução de projeto de pesquisa em instituição no Estado de São Paulo.


FAPESP/BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA)

Fluxo Contínuo

O objetivo da chamada é propiciar um mecanismo de curto prazo para apoiar o desenvolvimento de novas parcerias entre grupos de pesquisa do Estado de São Paulo, financiados pela FAPESP, e grupos de pesquisa patrocinados pelo BBSRC, no Reino Unido.


40/2016 - DFG Research Grant

Fluxo Contínuo

The joint proposal must have two principal investigators, one in São Paulo and one in Germany. They will be the central contact for the project management towards FAPESP and DFG, respectively. The proposal must be written in English.


41/2016 - DFG/Fapesp Coordinated Programmes

Fluxo Contínuo

FAPESP and DFG offer funding for bilateral jointly coordinated programmes, such as bilateral research training groups, research units as well as collaborative research centres. Groups of researchers from Germany and from the State of São Paulo, Brazil, wishing to perform a coordinated project within those funding lines should follow the description of the joint programme below and the guidelines of the respective programmes at DFG and FAPESP. All programmes follow a 2-stage procedure on the basis of a draft proposal and a full proposal at DFG.


42/2015 - EU-Brazil on Advanced Lignocellulosic Biofuels

Fluxo Contínuo

Horizon 2020 (H2020) is the European Union Research and Innovation program offering nearly € 80 billion of funding over 7 years (2014 to 2020). H2020 proposals can include researchers, academic and non-academic institutions (including enterprises) from countries outside the European Union (EU). However, while the EU will fund the participation of partners from EU enlargement and neighboring countries and from developing countries, it does not automatically fund the partners from industrialized countries and emerging economies such as Brazil. Proposal must be written in English.


CONSITEC - Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica

Fluxo Contínuo

O Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (ConSITec) foi criado em 2000 com o objetivo de estimular a colaboração entre grupos de pesquisa ligados a instituições paulistas e aglomerados de empresas de um mesmo setor para resolver problemas tecnológicos de interesse comum. As propostas de pesquisa devem permitir interação abrangente e sustentável por prazos mais dilatados. O programa oferece auxílios para a implantação e modernização da infraestrutura de laboratórios de grupos voltados para a pesquisa tecnológica instalados em uma ou mais instituições de pesquisa e também concede auxílios individuais a pesquisadores.


PITE-FAPESP - Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica 

Fluxo Contínuo

O Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) destina-se a financiar projetos de pesquisa em instituições acadêmicas ou institutos de pesquisa, desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de centros de pesquisa de empresas localizadas no Brasil ou no exterior e cofinanciados por estas. O Programa tem como objetivo intensificar o relacionamento entre universidades/institutos de pesquisa e empresas, por meio da realização de projetos de pesquisa cooperativos e cofinanciados.


Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

Fluxo Contínuo

O Programa de Pesquisa em Políticas Públicas destina-se à apoiar projetos de pesquisa aplicada que visem a produção e a sistematização de conhecimentos diretamente relevantes para a formulação e a implementação de políticas públicas de significativa importância social, desenvolvidos em parceria com as instituições responsáveis pela sua implementação, cujos resultados tenham impacto no Estado de São Paulo. O programa reúne Institutos de Pesquisa, Universidades e organismos do Setor Público Estadual (Secretarias Estaduais e Municipais, Empresas Estatais e Prefeituras), do Setor Público Federal e organismos do Terceiro Setor (Fundações e Organizações Não Governamentais).