CAPES

Chamada CAPES Nº 18/2020 - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Parcerias Estratégicas nos Estados

Inscrições até 13/10/2020

A chamada tem por objetivo selecionar as Fundações de Apoio que tenham interesse em participar do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados. Poderão participar as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), apresentando seus respectivos Planos de Desenvolvimento (PD-FAP) dos Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu que atendam aos seguintes requisitos: I - Programas de Pós-Graduação stricto sensu emergentes: em funcionamento a partir de 2013 e que passaram por apenas 1 (um) ciclo avaliativo realizado pela CAPES. II - Programas de Pós-Graduação em consolidação: programas de Pós-Graduação stricto sensu, recomendados pela CAPES, que tenham permanecido com nota igual ou inferior a 4, consecutivamente, nos últimos ciclos de avaliação.

Chamada CAPES Nº 17/2020 - Doutorado CAPES/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD

Inscrições até 16/10/2020

O presente Edital selecionará bolsistas no âmbito das ações conjuntas relativas aos programas de bolsa de Doutorado na República Federal da Alemanha, entre a  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), para fomentar o intercâmbio cinético e a mobilidade acadêmica de discentes, por meio da concessão de bolsa no exterior nas modalidades Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com cotutela, em todas as áreas do conhecimento. No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, vinculada ao Ministério da Educação. Na Alemanha, a entidade responsável pelo programa é o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD. Cada agência oferece um número de bolsas e possui diferentes critérios para sua concessão. Os objetivos são apoiar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível; ampliar a cooperação acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Centros de Pesquisa brasileiros e alemães; aprofundar a cooperação entre pesquisadores e docentes de Instituições Ensino Superior (IES) e Institutos de pesquisa e no Brasil e seus pares na Alemanha; contribuir para a mobilidade de doutorandos, professores e pesquisadores entre as universidades alemãs e as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Chamada CAPES Nº 16/2020 - Procad - Segurança Pública e Ciências Forenses

Inscrições até 01/10/2020

O Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (PROCAD - Segurança Pública e Ciências Forenses) é uma ação do governo brasileiro, criada mediante demanda apresentada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e da Polícia Federal (PF), à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa fomentar a cooperação acadêmico-científica entre Instituições de Ensino Superior e órgãos de segurança pública de modo a apoiar projetos voltados para a formação de recursos humanos qualificados, para a pesquisa científica e para o desenvolvimento tecnológico nas áreas de Segurança Pública e Ciências Forenses. É importante ressaltar que os projetos devem prever a participação de uma Instituição de Segurança Pública ou Unidade Oficial de Perícia Criminal como entidade parceira e deverá indicar um representante que fará a interlocução com as equipes do projeto.