Datas importantes

Existe um cronograma a ser seguido por quem vai participar do ENADE 2023. Se você é estudante de algum dos cursos participantes, fique atento aos prazos e às datas. Assim, você não corre o risco de perder nenhuma data importante, seja para fazer a sua inscrição ou para a realizar a prova. 

De acordo com o edital do ENADE 2023, o cronograma é o seguinte: 

- Período para preenchimento do cadastro de informações pessoais pelos estudantes concluintes: de 01 de setembro a 18 de novembro; 

- Período para preenchimento do Questionário do Estudante: 01 de setembro a 25 de novembro. 

- Divulgação dos locais de prova no Sistema ENADE: 06 a 26 de novembro; 

- Dia da prova: dia 26 de novembro. 

O resultado do ENADE demora alguns meses para sair e é publicado diretamente no site oficial da avaliação. Apenas os estudantes que realizarão o exame poderão conferir as suas notas ao utilizarem o login cadastrado no momento da inscrição. Esse dado pode ser encontrado no portal como “Boletim de Desempenho”. 

 

Preenchimento do questionário pelo estudante

O Questionário do Estudante tem por objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de sua formação. O questionário faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório, por meio do Sistema ENADE, até o dia 25 de novembro.

Para que você consiga visualizar o seu local de prova no Sistema ENADE, é necessário preencher completamente o questionário e, após o encerramento do período para preenchimento, o Inep disponibilizará acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição aos estudantes concluintes.

O não preenchimento implicará situação de irregularidade junto ao ENADE. É importante preencher cuidadosamente, lembrando que o questionário é um instrumento utilizado para comparar as instituições de ensino superior. Caso você tenha alguma dúvida, procure o coordenador ou os professores do seu curso.