Prêmios e Concursos

Prêmio Educador Nota 10

Inscrições até: 27/05/2019

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) passa a ser parceiro, em 2019, do Prêmio Educador Nota 10. Realizada desde 1998, a premiação se tornou o principal reconhecimento do trabalho de professores e gestores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A agência da ONU vai apoiar a iniciativa dando ênfase na necessidade de enfrentar a exclusão e o abandono escolares – problemas que atingem mais de 9 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, segundo dados oficiais. O prêmio reconhece projetos implementados por professores da educação infantil ao ensino médio e também por coordenadores pedagógicos e gestores escolares. São escolhidos dez vencedores, que recebem cada um a quantia de 15 mil reais. Os educadores premiados também ganham um valor de mil reais destinado à escola onde os projetos são executados. A premiação também elege o Educador(a) do Ano, que recebe ainda mais recursos para a instituição onde trabalha.

Prêmio WEPs Brasil - Sobre Igualdade de Gênero nas Empresas

Inscrições até: 31/05/2019

A iniciativa busca incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. A edição 2019 tem como realizador o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia, com financiamento da União Europeia, e tem como objetivo promover o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. A Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas também é parceira. Podem se inscrever empresas privadas e públicas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil que, em termos de porte, se enquadrem como Micro&Pequena Empresa (MPE), Média ou Grande Empresa

14ª Edição do Prêmio CAPES de Tese 2019

Inscrições até: 31/05/2019

Serão premiados as melhores teses de doutorado defendidas em 2018, selecionadas em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES. Além do grande prêmio oferecido com os institutos Serrapilheira e Ayrton Senna, há premiações especiais, concedidas em parceria com a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas. Para a seleção, as comissões avaliadoras consideram a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Além dos autores das teses selecionadas, serão premiados também seus orientadores, coorientadores e o Programa de Pós-Graduação (PPG) no qual foi defendida. A cerimônia do Prêmio CAPES de Tese 2019 está prevista para o dia 12 de dezembro, em Brasília.

 

Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia

Inscrições até: 31/05/2019

O Prêmio tem como objetivos reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL. O tema escolhido é Indústria 4.0, uma referência à 4ª revolução industrial, caracterizada pela integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet e é entendida como o futuro da produção, dentro de um esforço para revitalização das empresas e pela busca de liderança tecnológica, e, consequentemente, de mercados globais, cada vez mais competitivos. São 5 (cinco) as categorias contempladas: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior.

Premiação Bienal sobre Boas Práticas na Formação e Aperfeiçoamento de Professores

Inscrições até: 30/10/2019

A UNESCO recebe inscrições para uma premiação bienal sobre boas práticas na formação e aperfeiçoamento de professores. Iniciativa reconhece projetos que contribuem para a melhoria de práticas educacionais em todo o mundo, com prioridade para países em desenvolvimento e comunidades mais vulneráveis e marginalizadas. Em 2019, o Prêmio UNESCO-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum de Melhores Práticas e Desempenho no Aprimoramento da Eficácia de Professores chega a sua sexta edição. Podem se candidatar organizações, instituições, ONGs nacionais ou internacionais, além de comunidades locais, nacionais e regionais que estejam trabalhando para melhorar a performance e a eficácia dos seus quadros docentes.