CNPq


Chamada Nº 17/2019 - CNPq/MCTIC - Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose

Inscrições até: 30/09/2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, tornam pública a presente Chamada com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa voltados a estudar relações entre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, podendo incluir a dimensão do bem-estar humano, e que visem contribuir significativamente com a missão do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – SinBiose (http://www.sinbiose.cnpq.br/web/sinbiose). Os projetos deverão ter caráter interdisciplinar e inovador, e demonstrar aderência ao conceito de Síntese Científica e à missão do SinBiose. Os projetos deverão ter tema relacionado à Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. São exemplos de linhas de pesquisa de interesse do SinBiose: a) Vetores diretos e indiretos de transformação e vulnerabilidade dos ambientes; b) Bioindicadores de integridade dos ecossistemas; c) Estratégias de gestão e manejo de recursos naturais e paisagens; d) Serviços ecossistêmicos e suas relações com o sistema econômico e o bem-estar humano; e) Identificação, avaliação e modelagem de geração, manutenção e distribuição da biodiversidade; f) Prioridades e técnicas de conservação, restauração e recuperação de recursos naturais e serviços ecossistêmicos. Outras linhas de pesquisa poderão ser abordadas, desde que mantido o foco na área de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Os projetos deverão envolver análise e síntese de dados já disponíveis, sem previsão de coleta de dados primários.

Chamada Nº 15/2019 - CNPq/Instituto Carlos Chagas – PROEP/ICC​​​​​​​

Inscrições até: 30/09/2019

O objetivo da chamada é apoiar atividades de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (P,DT&I) nas áreas de Doenças Emergentes e Negligenciadas; Terapia Celular e; Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras para a Saúde, por meio do Programa de Excelência em Pesquisa - PROEP, mediante a seleção de propostas para concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Carlos Chagas (ICC) da FIOCRUZ e sob a coordenação de servidores vinculados a Grupos de Pesquisa deste mesmo Instituto. São objetivos desta chamada: a. Promover pesquisas e inovações em saúde nos Laboratórios de Pesquisa do ICC; b. Contribuir substancialmente com o apoio à pesquisa de excelência, realizada pelos pesquisadores do ICC, visando a resolução de problemas do SUS, por meio da geração de novos conhecimentos, desenvolvimento de novas tecnologias, a inovação e a formação de recursos humanos altamente qualificados.

Chamada CNPq/MCTIC/CBAB N° 12/2019 - Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia Cursos de Curta Duração em Biotecnologia

Inscrições até: 06/09/2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna pública a presente Chamada que tem como objeto apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de Biotecnologia, através da seleção de cursos de curta duração em temas avançados de Biotecnologia, de interesse para o Brasil, a Argentina e o Uruguai, no âmbito do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia. Apoiará cursos na área de biotecnologia em nível de pós-graduação, nos temas de Biotecnologia aplicada à saúde animal e humana; Biotecnologia agropecuária e aquicultura; Biotecnologia ambiental; Biotecnologia industrial; Biotecnologia marinha, e outros temas em biotecnologia, incluindo genômica, proteômica, entre outros.

Chamada Nº 11/2019 CNPq/MCTIC - Feiras de Ciências e Mostras Científicas

Inscrições até: 30/08/2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por meio da Coordenação Geral de Popularização da Ciência – CGPC da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais – AEAI, tornam pública a presente Chamada com o objetivo de apoiar eventos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas em âmbito nacional, estadual/distrital e municipal, como instrumentos de popularização da ciência. As feiras e mostras científicas apoiadas na presente Chamada deverão ocorrer obrigatoriamente ao longo do ano de 2020.

Chamada CNPq/MCTIC Nº 09/2019 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019

Inscrições até: 22/08/2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, tornam pública a presente Chamada com o objetivo de apoiar projetos de eventos de divulgação e popularização da ciência, que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico no País, por meio da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019 - de 21 a 27 de outubro de 2019. Os eventos, em todas as Unidades Federativas do país, deverão ter abrangência municipal, estadual/distrital e/ou regional e deverão desenvolver o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”. Os eventos ou atividades deverão ocorrer durante o período de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo permitidas repetições ou continuidade de atividades, em datas e locais diferentes dos ocorridos durante a SNCT, e excepcionalmente, o prazo de execução dos projetos poderá ser prorrogado, mediante pedido fundamentado do proponente, que justifique a prorrogação pleiteada, e aceito pelo CNPq.

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior

Bolsas para início entre os meses de março e agosto/2020 – Inscrições até: 16/08/2019

Bolsas para início entre os meses de setembro/2020 e fevereiro/2021 – Inscrições até: 09/03/2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna pública a presente Chamada e convida os interessados a apresentarem propostas com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior. As modalidades contempladas são, no país: Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Pós-Doutorado Empresarial (PDI), Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI); no exterior: Estágio Sênior (ESN), Pós-Doutorado no Exterior (PDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), Doutorado Pleno no Exterior (GDE). As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas do CNPq. Todas as modalidades de bolsa devem ser solicitadas pelo próprio candidato à bolsa, exceto: Pesquisador Visitante – PV, que deverá ser pleiteada pelo anfitrião na instituição executora; Doutorado-Sanduíche no País – SWP e Doutorado-Sanduíche Empresarial – SWI, que deverão ser solicitadas pelo orientador da instituição de origem.