Iniciação Científica e Tecnológica

As pesquisas científicas e tecnológicas ocupam, cada vez mais,  posições destacadas na construção e no desenvolvimento dos espaços acadêmicos das instituições de Ensino Superior. Desta forma, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece à sua comunidade acadêmica os programas institucionais de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC) e de Iniciação Tecnológica (PIBIT/PIVIT).

Os citados programas se destinam a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos nossos estudantes uma formação diferenciada e, também, a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico e tecnológico é adquirido e desenvolvido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas inúmeras atividades práticas e teóricas nos ambientes de pesquisa, sob a orientação de um professor-orientador.

A efetivação e consolidação da pesquisa na UPM é uma questão prioritária da Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que, por meio de sua Entidade Mantenedora e do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), tem disponibilizado bolsas de pesquisa aos alunos-pesquisadores que participam de Processos Seletivos (informados pela publicação de Editais específicos). Os Programas também contam com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Convidamos a todos graduandos da UPM a participarem do Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e, assim, terem a oportunidade de darem importantes passos em suas formações e trajetórias profissionais.