Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo

TEA-Mack

Projetos de Pesquisa

Transtornos do Espectro do Autismo e Educação (Projetos em parceria com a Secretaria de Educação do Municipio de Barueri/SP):

  • Políticas Públicas e Educação Especial: diagnóstico da realidade do atendimento educacional às Crianças e propostas de Intervenção.
  • Atendimento Educacional Especializado aos alunos com Transtornos do Espectro do Autismo em um município paulista. Projeto de Doutorado da aluna Andréa Aparecida Francisco Vital.
  • Validação de protocolo de avaliação de funcionalidade baseado na CIF. Projeto de Doutorado da Aluna Camila Miccas.
  • Alunos com deficiência intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo incluídos em salas regulares do Ensino Fundamental I e II de uma rede municipal de educação: avaliação médico-clínica, neuropsicológica, comportamental e formação de professores.
  • O Transtorno d Espectro do Autismo e a Educação Fisica Escolar: a prática do profissional da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Projeto de Mestrado da aluna Carolina Reis Quedas.  

Estudos multicêntricos em Transtornos do Espectro do Autismo: 

  • Treino parental com vídeo modelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo.    

Estudos sobre o desenvolvimento e seus transtornos:  

  • Divórcio nas famílias com filhos com Síndrome de Down, Síndrome de Rett ou Transtornos do Espectro do Autismo.
  • Varredura Visual como Instrumento Diagnóstico e Compreensão de Perfil de Funcionamento Cerebral.
  • Psicodiagnóstico em Transtornos do Espectro do Autismo. - Gênero e Desenvolvimento.
  • Síndrome de Rett: aspectos médicos e neuropsicológicos.
  • Protocolo de Avaliação Diagnóstica Multidisciplinar da Equipe de Transtornos Globais do Desenvolvimento vinculado à Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Avaliação de Processos e Desenvolvimento da Cognição Social.

  • Relação entre preferência visual de crianças nascidas prematuras por figuras sociais ou não sociais submetidas a rastreamento ocular e pontuação no m-chat. Projeto de Doutorado da Aluna Vivian Lederman. 
  • Relação entre preferência visual de crianças nascidas prematuras por figuras sociais ou não sociais submetidas a rastreamento.
  • Avaliação de figuras positivas e negativas em  prematuros de muito baixo peso ao nascer.
  • Avaliação da cognição e preferências sociais em pacientes com Síndrome de Rett. Projeto de Mestrado da aluna Fernanda Pierin 
  • Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico. Projeto de Mestrado da aluna Marina Trunchi   
  • Comparação do desempenho entre indivíduos saudáveis, com esquizofrenia e com transtornos do espectro do autismo em tarefas de cognição social. Projeto de Mestrado da aluna Juliana Negrão.