Prof. Dr. Sergio Vicente Denser Pamboukian

Prof. Dr. Sergio Vicente Denser Pamboukian

Coordenador

Projetos de Pesquisa

Novo Sistema de Georreferenciamento (em andamento)

 

Desenvolvimento de um novo sistema de posicionamento independente de qualquer sistema GNSS (GPS ou equivalente). O sistema permite diversas aplicações estratégicas e econômicas, como sincronismo remoto de relógio, navegação de aeronaves e balões, rastreamento de mísseis e bombas inteligentes, determinação da órbita de satélites e geoposicionamento de alvos remotos.

O sistema possui um novo conceito de geometria que corresponde a uma configuração "GPS" invertido, utilizando quatro estações de referência em terra, sincronizadas no tempo, instaladas em coordenadas geodésicas bem determinadas, e uma repetidora no espaço, transportada por um avião, balão, satélite, etc.

O sinal é transmitido por uma das bases de referência, retransmitido pela repetidora e recebido de volta pelas quatro bases, produzindo quatro medidas de ranging, que são corrigidas em relação aos atrasos ocorridos na transmissão.

Uma função de minimização é utilizada para comparar as posições da repetidora, determinadas em relação a pelo menos dois grupos de três bases de referência, para corrigir o tempo de trânsito do sinal na repetidora e os atrasos de propagação, e, por conseguinte, fornecer a posição exata da repetidora em determinado momento. Uma vez que as coordenadas da repetidora são conhecidas, as outras determinações e aplicações tornam-se simples.

 

Mais informações:

 

  

Geotecnologias e suas aplicações em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (em andamento)

 

Desenvolvimento, aplicação e difusão de Geotecnologias para coleta, armazenamento, tratamento, análise, apresentação e consulta de dados espaciais:

  • Sistemas de Posicionamento Geográfico
  • Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
  • Monitoramento, Análise e Alerta de Desastres Naturais
  • Geoprocessamento aplicado ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos
  • Geoprocessamento aplicado ao Planejamento Urbano e Regional
  • Geoprocessamento aplicado à Engenharia dos Transportes
  • Processamento de Imagens Digitais
  • Bancos de Dados Geográficos
  • Topografia
  • Geotecnia

 

Monitoramento, Análise e Alerta de Desastres Naturais (proposta para 2019)

 

Desenvolvimento e implantação de um sistema de Monitoramento, Análise e Alerta de Desastres Naturais para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) utilizando como base o software TerraMA² desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O TerraMA² (Terra Modeling, Analysis and Alert) é um sistema operacional desenvolvido pelo INPE com o objetivo de monitorar o risco de ocorrência de desastres naturais em uma determinada área mapeada e gerar alertas aos usuários do sistema em situações de risco iminente.

O sistema utiliza dados estáticos (permeabilidade do solo, declividade, etc.) e dados dinâmicos obtidos em tempo real a partir de servidores remotos (dados de observação e previsão de precipitações, umidade relativa, temperatura, pressão, entre outros). A partir destes dados são realizadas diversas análises para a área de estudo, identificando para cada região (município, por exemplo) o grau de risco existente.

Caso uma região seja considerada em risco, o TerraMA² possui uma interface que emite um alerta e envia mensagens para seus usuários, possibilitando uma tomada de ação em tempo hábil de minimizar eventuais danos decorrentes de desastres naturais.

 

Mais informações:

 

  

Aquisição, tratamento e análise de imagens solares (proposta para 2019)

 

Desenvolvimento de sistema automatizado para aquisição, tratamento e análise de imagens solares para os telescópios/celostato do CRAAM (Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie)