Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Projetos

Nesta página, é possível obter informações sobre os projetos desenvolvidos pelos membros do Laboratório de Matemática.

Projeto CalcMack+Prog

CALCKMACK + PROG é um Projeto de Extensão da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O projeto tem como premissa básica, o ensino de Matemática e Programação para alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, e também do Colégio Presbiteriano Mackenzie. Os cursos oferecidos também são indicados para aqueles que já terminaram o Ensino Médio e/ou estão em cursinhos pré-vestibulares.

Ao analisar e estudar o desempenho dos alunos que realizam vestibulares no Brasil, é nítido o mal desempenho na área de exatas, principalmente em Matemática. Assim, o projeto CALCMACK tem o intuito de orientar e de sanar dúvidas de conceitos matemáticos exigidos pelos vestibulares para aqueles alunos que irão prestar Processos Seletivos. Dessa forma, esses alunos, tem maiores chances de obterem bons resultados no Vestibular Mackenzie e nos demais, dando continuidade aos seus estudos.

O projeto PROG ensina programação usando a linguagem de alto nível Python com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento computacional e a solução de problemas. O mais importante é que a programação ajuda na organização de raciocínio, o que pode ser útil nos diferentes conteúdos, mesmo que não exatos. 

O Projeto CALCMACK + PROG é totalmente gratuito bem como o material que irá ser utilizado. O material é disponibilizado em uma plataforma digital. Os professores que ministram as aulas são altamente qualificados e são professores da UPM e/ou alunos dos cursos indicados. As aulas de Matemática têm duração de duas horas e as aulas de Programação têm duração de uma hora. O aluno tem a opção de se inscrever para as aulas de Matemática e de Programação ou apenas para Matemática ou apenas para Programação.

As inscrições serão abertas somente em Maio de 2020.

Maiores informações: acesse aqui

Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo:


Reforço Matemático para o Ensino Fundamental I a Ensino Médio

As aulas de reforço são direcionadas para alunos do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie, visando a melhoria de aprendizagem. São ministradas pelos monitores e professores do Laboratório de Matemática com a supervisão da Coordenadora, Profa. Dra. Vera Lucia Antonio Azevedo, tendo em média 30 alunos participantes (limite do espaço físico) por período.

São elaboradas listas de apoio, para complementar os estudos, acompanhando o que o professor está ministrando no Colégio. Há intervenção, durante o reforço no Laboratório, conforme dificuldade do aluno e defasagem de conteúdo.  Durante 1h ou 1h30, os alunos têm suas dúvidas respondidas e acompanhamento nas tarefas e exercícios de fixação a serem feitos no Laboratório e em casa.

Os horários de reforço deste semestre (1°/2020) são:

 

SEGUNDA FEIRA

TERÇA FEIRA

QUARTA FEIRA

QUINTA FEIRA

SEXTA FEIRA

5° ano - EF I

 

 

12h30 às 13h30

 

 

6° ano - EF II

 

13h30 às 14h30

13h30 às 14h30

 

 

7° ano - EF II

 

13h30 às 14h30

13h30 às 14h30

 

 

8° ano - EF II

 

13h30 às 14h30

 

 

15h às 16h

9° ano - EF II

 

13h30 às 14h30

 

 

15h às 16h

1° série do EM

14h às 15h30

 

 

 

14h às 15h30

2° série do EM

 

 

14h às 15h30

14h às 15h30

 

3° série do EM

 

 

14h às 15h30

14h às 15h30

 

Deseja saber mais informações ou até frequentar o reforço? Preencha o formulário abaixo:


Projeto Acompanhamento Matemático

Além dos alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie, o Laboratório também atende os alunos do AEJA Mack (Educação de Jovens e Adultos) e de diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie que apresentam dificuldades e que são encaminhados para o Laboratório. Há uma grande demanda também de alunos que estão regularmente matriculados na graduação que foram encaminhados pelo PROATO (Programa de Atenção e Orientação aos Discentes).

O mesmo procedimento aplicado aos alunos do Colégio, é realizado com esses alunos da AEJA e da Universidade. Elabora-se e aplica-se desde listas de revisão, raciocínio lógico e matemática básica até listas que contemplam conteúdos específicos das disciplinas de matemática de seus respectivos cursos. São feitos exercícios para promover o entendimento destes conteúdos e de fixação.

Deseja saber mais informações ou até frequentar o acompanhamento? Preencha o formulário abaixo:


Projeto Pré-Cálculo

Pré-Cálculo é um projeto da Universidade Presbiteriana Mackenzie que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do aluno que tem necessidade de interagir de forma sistemática com os componentes curriculares que envolvem a Matemática.

É um projeto que utiliza uma metodologia diferenciada, a sala de aula invertida do Ensino Híbrido, na qual se pretende explorar os recursos tecnológicos bem como o protagonismo do aluno.

Está disponível para os alunos ingressantes da Faculdade de Computação e Informática (FCI), com apoio do Laboratório de Matemática para elaboração das aulas, listas e acompanhamento de todos os alunos participantes do projeto.

Inscrições: acesse aqui

Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo: