Visto Brasileiro

O visto é o documento concedido pelas Representações Consulares do Brasil no exterior que permite a entrada e residência de estrangeiros no território nacional, desde que as condições estabelecidas por lei tenham sido cumpridas.

Para solicitar um visto os estrangeiros devem enviar ao Consulado o formulário de pedido de visto devidamente preenchido, um documento de viagem válido, comprovante de pagamento de taxas consulares, Certificado Internacional de Imunização - quando necessário - e outros documentos específicos para o tipo de visto solicitado.

O estrangeiro pode obter diferentes tipos de visto no Brasil, dependendo de seus interesses no país. No caso de estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica o tipo de visto a ser obtido é o Visto Temporário IV – estudante. Para solicitar um Visto brasileiro, clique aqui.

 

CÉDULA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTRANGEIRO E COMPROVANTE DE PESSOA FÍSICA

Todos os estudantes internacionais que vivem no Brasil precisam emitir dois documentos quando chegarem:

  • a) A Cédula de Identificação de Estrangeiro (CIE)  que contém o número do Registro Nacional de Estrangeiros (comumente conhecido como Registro Nacional de Estrangeiros - RNE).
  •  b) O Comprovante de Pessoa Física  (CPF)

Logo após a chegada ao Brasil, é necessário que o aluno procure o escritório internacional na UPM, onde receberá  instruções específicas sobre  como solicitar ambos os documentos, pois a imigração brasileira exige que este procedimento seja executado no máximo em até 30 dias após o desembarque.

Os documentos são emitidos pela Polícia Federal e atualmente tem um custo estimado de R$ 150,00. Este montante é pago diretamente à Polícia Federal, após o preenchimento de um formulário on-line e agendamento de uma entrevista (o processo é muito semelhante ao processo de emissão do Visto).