SÃO PAULO - DIVERSIDADE, DINAMISMO, TRADIÇÃO E CULTURA.

 

Vista panorâmica da cidade de São Paulo

 

O Estado de São Paulo é um dos 27 Estados brasileiros. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,362 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Márcio França.

Com mais de 45 milhões de habitantes, ou cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil, a terceira unidade política mais populosa da América do Sul (superado pela Colômbia e pelo restante da federação brasileira).

A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX, de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do país. Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, espanhóis, japoneses e chineses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local.

 

A Cidade de São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de mesmo nome, e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul.  São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é Non ducor, duco, frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus e eventos de grande repercussão mundial.

O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.

 

Para auxiliar nossos alunos internacionais a se locomoverem no campus, disponibilizamos um mapa que pode ser acessado AQUI.

CONSULADOS

Muitos estudantes internacionais podem precisar de alguns serviços consulares durante a sua estadia no Brasil. Os motivos para entrar em contato com o seu Consulado podem variar de situação para situação, mas algumas delas são: Eleições Gerais, Perda de Passaporte, informações sobre a comunidade do seu país no Brasil e assim por diante. AQUI é possível encontrar a lista de todas as reprentações diplomáticas estrangeiras na cidade de São Paulo.

TRANSPORTE

Na cidade de São Paulo as pessoas utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo. É possível encontrar um mapa do sistema de metrô  AQUI.

Mais informações sobre o preço dos bilhetes e horários de operação, por favor clique AQUI.

Para informações sobre as linhas de ônibus em São Paulo, por favor clique AQUI.