Eu me chamo Matheus Nunes Moreira, sou aluno do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UPM. Em 2019, pude participar do programa de mobilidade internacional tendo a Universidade da Beira Interior, situada na cidade de Covilhã, em Portugal.
O processo de admissão foi tranquilo. Os gabinetes da COI e da UBI foram eficazes no auxílio da elaboração do plano de estudo e nos deveres ao chegar na universidade destino.
Os estudantes internacionais foram recebidos com diversos objetos personalizados com o logo da universidade destino, como cadernos, canetas e até um gorro. Além dos mimos, houve uma semana de recepção dos estudantes com vários eventos dentro e fora do campus.
A UBI tem uma característica muito forte que é a recepção de alunos internacionais. Então é muito frequente em algumas turmas, principalmente nos cursos com menor demanda como o de Engenharia Civil, haver mais alunos de outros países em mobilidade do que portugueses nativos. Isso já não ocorre nos cursos destaque da UBI, como Moda e outros relacionados às Ciências Humanas. Isso é um ponto positivo, acabei por fazer uma série de amizades além da minha expectativa, que era apenas com estudantes portugueses.
A UBI possui várias residências estudantis, a maior delas é a Residência Pedro Álvares Cabral. Esta é a mais distante do polo principal (30 minutos caminhando), porém é a que abriga o maior número de pessoas, assim torna-se muito mais fácil conhecer estudantes de todos os cursos e polos. E mais, na PAC, os quartos compartilhados são divididos em dois pisos, assim mesmo que haja outra pessoa dormindo no mesmo quarto que você, há privacidade por dormirem em ambientes diferentes. Eu fortemente sugiro que os estudantes que vierem para Covilhã fiquem nesse alojamento: é um dos alugueis mais econômicos da cidade, e já está incluso uma série de benefícios como toalhas e roupas de cama trocadas semanalmente, aquecimento em todos os ambientes e cozinhas com fogão e pia. Há opções de quartos individuais, mas como são poucos, acabam as vagas muito cedo.
Covilhã possui uma vida estudantil agitada, porém não se compara com o modo de vida da maioria dos moradores de São Paulo. Covilhã é tipicamente uma cidade do interior de Portugal com cerca de 30 mil habitantes. Esta que nos períodos de férias e feriados prolongados fica incrivelmente vazia. As festividades são tipicamente nas terças e quintas-feiras e começam muito mais tarde do que no Brasil, cerca de 2 horas da manhã!
Para os próximos estudantes que pretendem passar um semestre na UBI, tenham em mente que estarão prestes a conhecer muitas culturas e pessoas diferentes.
