2019 - Wallace Moreira Alcântara Vieira - Direito


A todos que se interessarem, deixo aqui algumas informações que podem ser úteis àqueles que estão prestes ou cogitando a possibilidade de fazer um intercâmbio por meio do Fluxo Contínuo do Mackenzie.

Sobre o visto: Após a sua aprovação no processo seletivo, naturalmente, caso você não tenha cidadania europeia será necessária a aplicação para pedido de visto junto ao Consulado Português. Este ponto é sensível, merecendo bastante atenção, principalmente porque nos últimos anos a demanda no consulado tem aumentado de forma exponencial. Sugiro que deixe todos os documentos necessários (vide site) separados e, assim que a carta de aceitação da universidade chegar, enviar tudo ao consulado o mais rápido possível. Minha carta chegou ao final de outubro, e fazendo desta forma não tive problemas. O visto tem duração de um ano, e com ele você pode entrar e sair de Portugal quantas vezes quiser.

Recepção na universidade (ensino, língua, disciplinas, professores): A recepção na Universidade Portucalense foi simplesmente perfeita. Não tenho palavras para descrever o quanto a associação de alunos ESA (Erasmus Student Association) e o Escritório Internacional, representado pela Dra. Susana, foram importantes e acolhedores com todos os estudantes recém-chegados de seus países. Além disso, antes mesmo de você chegar ao Porto, a ESA cuida de lhe designar um “Buddy” que fará de tudo para tornar sua experiência e chegada no país e na universidade em algo maravilhoso. A ESA-UPT organiza as mais diversas atividades de recepção aos alunos que acabaram de chegar. Tivemos de tudo: tour pela faculdade com direito a petiscos e vinho, jantar dos alunos internacionais, cruzeiro pelas pontes do Rio D’ouro, surf na praia de Matosinhos, dentre outros.

Quanto à língua, apesar de ser a mesma, no início tive um pouco de dificuldade para compreender tudo o que os colegas e os professores do Porto falavam, principalmente porque falam muito rápido e com um sotaque muito forte. Com o tempo, é possível entender perfeitamente e isto não será um problema. As disciplinas previamente escolhidas por mim puderam ser mudadas da forma que eu entendesse, o que tornou muito mais fácil a organização da minha grade semanal. Para além das matérias convencionais, existe uma matéria na UPT que se chama “Portuguese Culture”. Trata-se de uma matéria lecionada em inglês que nos leva para conhecer os lugares na cidade do Porto e também em outras cidades interessantes de Portugal, tudo isso de graça ou por um preço baixíssimo (na semana passada fomos a Braga por 2 euros; esta semana iremos ao Parque Gerês). Toda semana há algo diferente para fazer e vale muito a pena. Os professores são excelentes.

Matrícula e mudanças: A matrícula foi bem simples. Antes de chegar, enviei ao Escritório Internacional alguns documentos preenchidos e eles validaram minha matrícula. A sua grade horária é passível de mudanças durante todo o primeiro mês de aula, portanto há tempo suficiente para ir as aulas, conhecer os professores, verificar se era isso mesmo o que você esperava e, caso negativo, alterar a matéria.

Alojamento: Há pessoas que optam por procurar alojamento quando chegam aqui. Eu preferi fechar antes de vir para não ter esta preocupação. Há muitos lugares bons para morar aqui no Porto. Há quem prefira morar no centro, como há quem prefira morar um pouco mais perto da universidade (meu caso). O preço de alojamento vem aumentando muito nos últimos anos, mas com uma boa procura, dá para achar algo dentro do esperado. Recomendo os sites StudentAtHome e Uniplaces, além é claro, dos grupos no Facebook (quanto a estes grupos, vale tomar o cuidado básico de checar se a pessoa é de confiança, etc). O preço de um quarto individual gira em torno de 270 a 330 euros. Alguns lugares contam com contas inclusas, outros não.

Clima: O clima de inverno no Porto é um pouco mais frio que Lisboa, por se tratar de estar localizado no norte. Além disso, trata-se de uma cidade praiana que conta com o Rio do D’ouro, deixando o clima úmido. As casas no geral não possuem sistema de aquecimento central, portanto a saída são os aquecedores portáteis (que gastam, em sua maioria, bastante energia elétrica). A temperatura geralmente não é negativa. Mesmo assim, para sair de casa é necessário estar com roupas apropriadas. Se não tiver roupas próprias para o frio daqui, não se preocupe, pois aqui elas não são caras. É melhor comprar aqui do que trazer do Brasil. Quanto ao verão, ainda não posso opinar tendo em vista que estamos em meados de março.

Custos (alojamento, celular, transporte, alimentação, total aproximado): Os maiores gastos que tenho aqui são relacionados ao alojamento e às contas de casa, conforme já dito. Em relação ao celular, é possível encontrar planos com internet e ligações em torno de 12 euros. Quanto ao transporte, temos um cartão de estudante que torna possível o uso ilimitado de metro (aqui pronuncia-se métro) e ônibus (autocarros) dentro das “zonas” escolhidas. O preço é por volta de 23 euros mensais. A alimentação também não é cara. Tudo vai depender do seu estilo de vida. Cozinhar em casa requer mais trabalho, mas é muito mais barato. Uma outra opção barata é a cantina, que disponibiliza menus completos (que incluem sopa, sobremesa, prato principal, bebida) todos os dias por cerca de 3 a 4 euros. Sair para bares (aqui chamados de adegas) e baladas (aqui chamados de clubes) também não é caro. Bebidas giram em torno de 2 euros e em alguns clubes não é necessário pagar para entrar. Com 700 euros dá para viver tranquilamente incluindo tudo isso. Se for para viajar pela Europa, naturalmente precisará de um pouco mais.

“Como é a cidade?”: A cidade é simplesmente perfeita e deslumbrante, com vistas fantásticas e monumentos por todos os lados, além de um transporte público que funciona bem e uma culinária riquíssima. Há diversos parques, jardins, praças, cafés, museus, livrarias, praias e ciclovias para o lazer. Para quem gosta de sair à noite, há festa todos os dias na parte da cidade chamada “Galeria de Paris”. Os bares também são muito frequentados, principalmente em dias em que há jogos do FC Porto.

Viagens pela Europa: Este é um ponto a parte. Há diversas maneiras de viajar pela Europa, e Porto é um ótimo ponto de partida. As empresas lowcost disponibilizam durante o ano inteiro passagens baratíssimas, que possibilitam visitar uma grande quantidade de países durante a sua estadia aqui. As companhias mais famosas são a Ryanair e a Easyjet. Não se pode esquecer que também há a possibilidade de viajar de ônibus (Flixbus é uma boa pedida). Com algum esforço, não será difícil organizar seu cronograma para viajar algumas vezes. Por isso, é importante prestar atenção na sua grade horária e, se possível, deixar a segunda ou a sexta-feira livre de aulas, dando maior flexibilidade para planejar as viagens.

Cartão ESN: O cartão ESN é algo quase obrigatório aos “Erasmus” (assim chamados os alunos em mobilidade). Trata-se de um cartão que você faz por 10 euros e que te dá descontos em vários lugares por Portugal e pela Europa. Alguns exemplos de atividades organizadas pela ESN são pubcrowls, jantares, viagens, etc. O cartão ainda dá desconto em passagens aéreas Ryanair e Flixbus (na Ryanair, por exemplo, há 15% de desconto em 8 passagens, e a bagagem a ser despachada é grátis).

Por fim, adiciono que fazer intercâmbio é uma experiência única e que sem dúvida estou vivendo os melhores meses de minha vida. Conhecer novos ares, lugares, culturas, pessoas, fazer amigos de diferentes lugares do mundo é algo enriquecedor e fantástico.

Para os que tiverem alguma dúvida, o meu e-mail é wallacetot@gmail.com. Sintam-se à vontade para me escrever.

Compartilhe nas Redes Sociais