2012 - Daniela Mendes - Engenharia Civil


 

Olá, meu nome é Daniela. Eu ia começar o quarto semestre de engenharia civil quando vim pra cá. Graz é uma pequena cidade universitária, a qual tem uma atmosfera muito agradável. As pessoas que moram aqui são na grande maioria estudantes. Dentre eles muitos são estudantes em Erasmus, o que fez com que as universidades de Graz criassem uma grande infra-estrutura para recebê-los. Por exemplo, aqui há um centro acadêmico só para alunos internacionais, o qual organiza eventos para uma melhor socialização dos alunos durante todo o ano.

Então quem estava preocupado em não se enturmar no intercâmbio pode se acalmar. Não tem como não fazer amigos aqui. Além disso, todos os alunos intercambistas estão na mesma situação que você, e todos falam entre si em inglês, o que facilita a comunicação.

Bom, agora vou falar sobre as coisas mais importantes no intercâmbio. Primeiro, a inscrição. Após ser aprovado pelo COI para fazer o intercâmbio pelo Mackenzie, seus documentos serão enviados para a Universidade de Graz, a qual se aprová-lo irá envia-lo um e-mail com uma senha para que você faça uma nova inscrição online e um Learning Agreement.

Segundo, o visto. O visto austríaco não é complicado de se adquirir. No entanto, é necessário muitos documentos, entre eles a carta de aceitação da universidade. Se você resolver fazer o curso de alemão antes do início das aulas (o que eu recomendo, pois é a melhor época para se enturmar), você precisará tirar o visto antes, e como a carta de aceitação demora muito para chegar, talvez seja necessário pedir para a universidade que envie a carta por scanner para que seja possível a execução do visto a tempo para a sua viagem.

Terceiro, escolha das aulas. Ao chegar em Graz, é necessário que você faça a inscrição online para cada matéria. Tente se inscrever assim que as inscrições se abrirem, pois as aulas tendem a ficar cheias muito rápido. A universidade fornece algumas matérias em inglês, mas a grande maioria é em alemão. Mas, caso seu alemão não seja muito bom, a maioria dos professores permite que você faça a prova no final do semestre em inglês. E quem resolver vir para cá, e estiver interessado em ter aulas em inglês, entre em contato comigo ou com as orientadoras daqui, as quais são muito atenciosas, pois agora tenho acesso a uma lista com as matérias lecionadas em inglês. E preste atenção pois há matérias que só são lecionadas no semestre de verão e outras somente no de inverno.

Quarto, horários de aulas e métodos de avaliação. As aulas aqui não são lecionadas em horários fixos igual no Mackenzie. Por exemplo, existem aulas que duram 3 dias das 9 horas da manhã até as 6 horas da tarde e acabam. Então ao escolher suas aulas é necessário prestar atenção para garantir que elas não sejam no mesmo horário. E outro fato importante, aqui há quatro tipos de aulas e cada uma com um método diferente de avaliação:


-          VO:  Aulas em que o professor da uma palestra e no final do curso tem uma prova.
-          VU: Aulas em que se mistura palestra com exercícios.
-          UE: Apenas exercícios.
-          SE: seminários.

E, por último mas não menos importante, os custos. O custo de vida na Áustria não é um dos mais baratos. No entanto, ser estudante tem suas vantagens. Os maiores gastos serão com transporte, alimentação, moradia e viagens. Em relação aos transportes, há duas opções. A primeira é comprar uma bicicleta, e revendê-la no final do semestre por metade do preço (Mas não esqueça que o inverno em Graz faz muito frio). Ou comprar um ticket de transporte público de 4,5, ou 6 meses, o qual estudantes têm descontos. Em relação à alimentação, em Graz normalmente os alunos cozinham e comem em casa, o que diminui muito os custos. E em relação as viagens  nos feriados, viajar de Graz não é muito barato. Pois a maioria das Low cost Airlines não trabalham em Graz, então o meio mais barato torna-se usar o trem nacional (Öbb). E preste atenção, porque para imprimir, copiar documentos e lavar roupa é necessário fazer um cartão especial.

Bom, espero ter ajudado com o meu depoimento, por enquanto é tudo que sei. E a minha única recomendação é que não percam a oportunidade de vir. É uma experiência maravilhosa e mesmo não conseguindo equivalências de créditos, eu acredito que vale muito a pena.

Compartilhe nas Redes Sociais