2012 - Daniela Gontijo Martins, Design/ Milão.


Me chamo Daniela e estou morando em Milão, e estudando no Politecnico di Milano.

Primeiramente, para a retirada do visto é bem tranquilo, é necessário marcar a entrevista no Consulado da Itália de seu estado e levar todos os documentos pedidos, eles não são muito gentis, mas com a carta de aceitação da universidade daqui e comprovando renda para vir, não tem erro.

Bom, eu estudo Design no Mackenzie e chegando aqui no dia da matrícula, descobri que estava inscrita em arquitetura e que o Mackenzie não tinha convênio com o Politécnico em design, somente em arquitetura, e como intercambista, podemos cursar 30 créditos, sendo possíveis 10 créditos de outra faculdade, ou seja, faço um terço de design e dois terços de arquitetura. Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui de qualquer forma, mas me senti injustiçada de não saber que estava vindo cursar outro curso antes de sair do Brasil e recomendo a todos a averiguarem se o Mackenzie realmente tem convênio com o curso que fazem no Brasil na universidade em que irão estudar.

O primeiro semestre começa em outubro e vai até o fim de janeiro e fevereiro é o mês de provas. Aqui no Politécnico, os intercambistas têm um mês (no caso outubro) para escolher definitivamente as matérias que irão cursar, podendo participar das aulas durante todo o mês para ter certeza se vão gostar delas. O segundo semestre vai de março a junho, sendo julho o mês de provas. Como falei anteriormente, podemos pegar 30 créditos, sendo que cada matéria varia de 4 a 20 créditos (geralmente as matérias com muitos créditos são laboratórios), e podemos fazer 10 créditos de outra faculdade. Os professores são muito gentis e entendem nossa dificuldade com a língua no começo e ajudam.

Os alunos não fazem muita questão de fazer amizade no princípio, mas devagar vamos pegando amizade, e eu alugo um quarto e divido o apartamento com três italianas, o que é bem interessante porque em casa pratico meu italiano.

A Itália é um país lindo, tem uma comida deliciosa e as pessoas em geral são legais, eles demostram bem o que estão sentindo, se estão bravos com alguma coisa, ficam bravos com tudo, mas é divertido. Milão é uma cidade grande, me lembra muito São Paulo, mas tem seu charme. O norte do país é bem mais frio que o Sul, que quase não faz frio, mas aqui em Milão costuma nevar em dezembro, janeiro.

Em relação aos custos, Milão é uma cidade cara comparada com o resto do país: gasto em média 900 euros por mês, sendo 450 euros de moradia, 200 euros com alimentação, 100 euros com transporte, e outros gastos.  O que acaba pesando no fim do mês são as viagens, que ficam numa média de 200/300 euros, mas que é ao mesmo tempo maravilhoso ter a oportunidade de ir para outro país em uma hora!

A saudade de tudo é muito grande, mas quando lembramos tudo de bom que tem aqui, fica mais fácil! É uma experiência incrível e acho que todos deveriam passar. Escolhi ficar um ano e não me arrependo porque o semestre voa aqui!

Espero que tenha ajudado, boa sorte a todos.

Quem quiser pode me mandar um e-mail: danigontijomartins@hotmail.com

Compartilhe nas Redes Sociais