O processo de mobilidade teve início em janeiro de 2022, com a aplicação para o processo de seleção realizado pela COI, obtendo confirmação da seleção em março, com a aprovação pela universidade estrangeira. Após a aprovação, é valido pontuar que o processo de obtenção de visto para a Áustria é peculiar, pois foi necessário ir presencialmente para Brasília, pois o visto para estadia de um semestre somente é emitido pela embaixada austríaca, que deve ser visitada presencialmente pelo aplicante. O visto costuma ser emitido no mesmo dia da entrevista, no meu caso, passei apenas dois dias em Brasília e já retornei com o visto em meu passaporte.
A seleção de acomodação também merece atenção especial, pois a cidade de Graz possui diversas opções de acomodação para estudantes, mas por se tratar de uma cidade universitária com um forte traço internacional, as opções de acomodação costumam se esgotar rapidamente devido a alta procura. Portanto, quanto antes for providenciada, mais opções estarão disponíveis adequando-se a orçamento, localização e tipo de moradia desejada. Durante minha mobilidade, me aloquei no edifício de moradia estudantil oferecido pela empresa OeAD, na rua Steyrergasse, em um apartamento compartilhado com 3 outros estudantes internacionais, com o custo de 405 EUR/Mês. A principal virtude da acomodação era sua localização, estando a 5 minutos de caminhada do campus da TU Graz situado na rua Kronesgasse, e a 10 minutos de caminhada do campus antigo, situado na Rechbauerstrasse, onde tive todas as minhas aulas, sendo muito cômodo para estudantes do curso de arquitetura. Contudo, é valido indicar que, apesar de fornecer utilitários no apartamento, como panelas, pratos e talheres, eles foram encontrados em um estado insatisfatório de higiene. A cozinha do apartamento também é um ponto a ser considerado, pois não é uma cozinha grande o bastante para um apartamento com quatro pessoas, com apenas duas bocas para cozinhar e sem forno, com uma geladeira relativamente pequena. Entretanto, isso me foi incômodo em raras ocasiões, pois na maioria dos dias meus horários não coincidiam com os outros residentes.
Os custos com os quais arquei durante a mobilidade se mantiveram em torno de 800EUR/Mês, considerando aluguel da acomodação, alimentação, seguro de saúde e outras despesas gerais. Para transporte, recomendo a obtenção do Top-Ticket o quanto antes, por se tratar de um passe com desconto estudantil que é válido por um semestre inteiro e em todo o estado da Styria, permitindo a utilização de todos os modais na cidade, ele custa 162 EUR/Semestre. Também recomendo a obtenção do ÖBB Vorteilscard Jugend, que é o cartão estudantil que oferece 50% de desconto nos trens operados pela ÖBB, que é a principal operadora de trens na Áustria, sendo muito vantajoso para viagens de Graz a Vienna, e para outras viagens pelo interior do país.
Os estudantes internacionais na TU Graz têm a obrigação de obter o seguro de saúde da ÖGK, que cobre despesas gerais de saúde, mas não despesas emergenciais, como por exemplo, eventuais acidentes enquanto esquiando. O custo do seguro é de 64,78EUR/Mês.
Outro ponto que merece atenção na chegada ao país é a inscrição nos cursos na TU Graz, pois o mesmo deve ser realizado por meio do sistema online da universidade e, isto se aplicando à minha experiência no curso de arquitetura, é necessária uma pesquisa no website de cada instituto que compõe o curso de arquitetura, pois a descrição de cada disciplina é mais precisa nos respectivos sites do que no sistema online da TU Graz. Deste modo, evitam-se disparidades entre os cursos desejados e os reais cursos, pois passei por disciplinas que, na prática, não tinham relação com a descrição do sistema online da universidade, e sim com a descrição presente no site do instituto. A pesquisa nos respectivos sites também se faz útil pois certas disciplinas oferecem excursões que podem gerar sobreposições de agenda com outros cursos, sendo necessária atenção para esses pontos.
Recomendo uma pesquisa aprofundada nos sites dos institutos para poder aproveitar os cursos oferecidos pela universidade que mais se adequam aos seus interesses. No meu caso, tenho interesse pela área de tecnologia na arquitetura, então tive muito proveito nas disciplinas oferecidas pelo IAM (Institute of Architecture and Media). A pesquisa também é valida para encontrar os cursos que adequam a sua capacidade linguística, pois alguns cursos excepcionais são apenas oferecidos em alemão. A TU Graz possui um departamento de apoio aos estudantes internacionais muito eficiente e amigável, sempre dispostos a auxiliar no processo de inscrição nos cursos e a sanar quaisquer eventuais dúvidas.