2019 - Arthur Trigueiro - Arquitetura e Urbanismo


Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio na itália. Optei por Ferrara pela localização, tanto em relação ao país, quanto a toda Europa, e além disso, soube que a Faculdade de Arquitetura é bem avaliada dentre as italianas. A dificuldade de aplicar para a UNIFE era a de que havia a necessidade de proficiência em italiano, mas acabei não tendo problemas com isso, já que já estudava a língua há alguns anos.

Assim que cheguei na cidade, tive um imenso estranhamento, tendo em vista a escala absurdamente menor que São Paulo, o que achei que seria um problema, mas tornou-se uma das minhas características favoritas da experiência. Nada poderia ser mais italiano do que uma cidade constituída de grande apreciação pela comida (tanto que o comércio fecha por horas para a “pausa de almoço”), ciclistas, praça central com duomo e ruelas e vias medievais nos lembrando das origens seculares do país. Também é muito bom viver na realidade de habitar perto de tudo, e não mais do que 10 minutos de pedalada de qualquer destino.

A recepção na faculdade foi calorosa, com uma palestra e o grupo ESN, responsável pelo bem estar e entretenimento dos intercambistas. Desde esse primeiro momento iniciaram os eventos sociais da minha estadia. Tivemos também as orientações de como proceder com documentações e escolha de plano de estudos.

As aulas em arquitetura são todas em Italiano, o que é ótimo para garantir que haja um uso da língua e que eu não me perca falando em português ou inglês com os amigos de fora. Aqui, noto um claro interesse dos professores, pelo menos de grande parte deles, pelo aprendizado dos alunos.

O bom da experiência em Ferrara é estar nessa realidade de cidade pequena e de tradição italiana... Mas não significa que é um lugar morto. Às quartas-feiras, sextas e sábados, à noite e principalmente nos meses mais quentes, a região murada da cidade fica lotada e cheia de vida e de jovens em busca de bares e de social. Não há muitas baladas, mas sempre tem um destino noturno, que costuma ser confraternizar na rua ou na praça central, e nisso, ver e rever pessoas.

A cidade, também, está a poucos minutos ou horas, de trem, de grandes destinos como Bolonha, Veneza, Verona e Florença. E, pela proximidade com Bolonha, seu aeroporto pode garantir vôos lowcost para os principais destinos europeus.

Ferrara vale para fugir do estilo de vida paulista e entrar no italiano. Vale pela Faculdade de Arquitetura que é estimulante. E vale pelas possibilidades culturais, sociais e de experiências.

 

Compartilhe nas Redes Sociais