2017 - Maria Teresa Oliveira Zucchi - Arquitetura e Urbanismo


Tive uma experiência surpreendente de intercâmbio. Estudei na Faculdade de Direito da Universidade Saint-Quentin-en-Yvelines, Paris Saclay, que fica localizada perto de Versalhes, a 50 minutos de Paris.

O primeiro ponto positivo foi que a universidade era muito solícita e atenciosa com os estudantes em intercâmbio, tanto nas questões administrativas quanto nas questões acadêmicas. Foram promovidos por ela muitos encontros entre os intercambistas, recepções e eventos que nos auxiliaram a tomar conhecimento de toda a estrutura da faculdade, bem como a fazer muitas amizades.

Além disso, a universidade promoveu ao final do semestre, facilitações no acesso aos exames, para que as dificuldades com a língua francesa não se tornassem um empecilho para a aprovação nas matérias cursadas.

Outro ponto muito positivo é que as cidades em que se localizam a universidade são bastante próximas de Paris, e o acesso a Paris por trem é muito fácil, sendo assim, tive a oportunidade de fazer visitas frequentes, tanto aos pontos turísticos de Paris, quanto aos diversos outros pontos turísticos da região.

O nível acadêmico da Universidade é muito bom, as aulas são muito interessantes e os professores extremamente competentes. Mas, por outro lado, não deixa de haver tempo para passeios turísticos e visitas culturais.

Tive ainda aulas de francês ministradas na Universidade, que nos ajudavam muito a acompanhar os cursos de Direito e aceleravam o processo de aprendizado da língua.

Outra vantagem do intercâmbio para a França é que há tantos monumentos históricos e locais interessantes para visitar que, ainda que você viva lá seis meses ou um ano, as possibilidades de passeios e de conhecer lugares diferentes nunca se esgota. E ainda há muitos meios de transporte público e a movimentação é muito fácil.

Para mim o período de mobilidade foi essencial no meu desenvolvimento humano, tendo feito novas amizades e aberto os meus horizontes para outras culturas, pois quando participamos de um programa como esse conhecemos pessoas de todos os lados do mundo. Isso nos faz perceber como a nossa perspectiva da vida é uma entre muitas e como é enriquecedora a experiência de conhecer lugares novos.

Por tudo isso recomendo muitíssimo esse intercâmbio para a França que me agregou como pessoa e cumpriu totalmente minhas expectativas.

Compartilhe nas Redes Sociais