2019 - Livia Olivares - Arquitetura e Urbanismo


Eu sabia que o tempo que passaria em Valladolid seria diferente, mas não fazia ideia do quanto essa experiência seria única. 
 
O primeiro mês foi de intensa adaptação à rotina espanhola, aos novos contatos, às necessidades burocráticas e noções de localização e convivência. Posteriormente as trocas multiculturais tornaram-se cada vez mais intensas com as amizades que fiz, assim como o aprendizado acadêmico das matérias que escolhi. Hoje, grande parte dos intercambistas foram embora e outros chegaram, eu, que fico todo o ano letivo, me sinto mais confiante para aproveitar pontos que foram mais deficientes e continuar os que agregaram a partir desta adaptação que já estabeleci. 
 
Valladolid me surpreendeu de várias formas. Mostrou-me que uma cidade pode ser pequena aos olhos brasileiros, mas importante e cheia de vida no contexto espanhol, que aqui as estações do ano são definidas e cada uma tem sua beleza, que não importa o frio que faça as pessoas continuam saindo para viver as ruas, que é melhor fazer suas coisas até as 14h ou depois das 17h porque entre este tempo poucas vão estar aberta, que os espanhóis são mais fechados do que os estereótipos nos dizem, que você vai conhecer dezenas de outros intercambistas e alguns deles vão se tornar amigos pra sua vida. Além disso, Valladolid possui uma localização central na Espanha que facilita viajar para outras cidades e compreender quão complexo e multifacetado este país é. Do País Vasco à Valencia, da Catalunha à Andaluzia, aos poucos percebi que são várias Espanhas. 
 
O que eu mais gosto nessa experiência toda é o fato de os aprendizados virem de vários lados diferentes. Por hora estou na aula e aprendo termos e metodologias que antes desconhecia, outra hora estou jantando com italianos e aprendo a fazer um prato novo e o que o difere de como fazem no resto do mundo, depois, em um mercado o vendedor corrige meu espanhol, em uma viagem vou em um museu ou visito uma obra da qual sempre escutei falar. Isso se torna ainda mais intenso estudando arquitetura, pois toda vivência é válida e enriquecedora. 
 
Continuarei desfrutando desta oportunidade da melhor forma possível e recomendo a todos os estudantes que venham! 
 

Compartilhe nas Redes Sociais