O processo seletivo de mobilidade começou para mim antes do envio dos documentos, através de cursos de inglês e alemão, que me possibilitaram realizar certificados das línguas que viabilizaram a realização de uma parte da graduação no exterior.

Fui aceita pela Universidade de Münster (WWU), uma das faculdades mais renomadas da Alemanha, para cursar Direito durante um ano. Iniciei meu intercâmbio no dia 11 de março de 2022.

Durante o primeiro mês a faculdade realizou diversos eventos de boas-vindas aos intercambistas, em média 200 estudantes.  Nesse período também tivemos a oportunidade de realizar um curso intensivo de alemão gratuito, de acordo com o nível de cada aluno.

Antes do semestre começar, pude escolher quais matérias gostaria de cursar. Na WWU os alunos podem cursar matérias em alemão, como alunos regulares da universidade, como também em inglês, espanhol e francês.

A WWU possui um centro de idiomas, no qual todos os estudantes podem optar por cursarem de forma gratuita qualquer curso oferecido por eles, sendo 15 línguas ofertadas. No meu caso, escolhi cursar alemão jurídico focado em leitura e escrita. O departamento de esporte da faculdade também oferece dezenas de esportes por um preço justo.

A maioria dos intercambistas são da União Europeia, que possui um programa de intercâmbio chamado Erasmus. Visto que não há muitos estudantes de outros continentes, participamos de todos os eventos e viagens organizados por eles. Toda semana temos um encontro a noite, sendo cada dia o tema de um país com comidas e música, e planejamos também passeios como fim de semana em Hamburgo e visitação de castelos.

Atualmente estou morando com 3 estudantes alemães, o que me possibilita aperfeiçoar meu alemão e me aprofundar na cultura do país.

Estou muito feliz com a escolha de estudar na Universidade de Münster. Apesar de todos os desafios tenho aprendido muito, o que considero essencial para o amadurecimento pessoal e profissional.

Compartilhe nas Redes Sociais