2018 - Isabela Luz Holanda - Arquitetura e Urbanismo


Me chamo Isabela Luz Holanda e durante meu período de mobilidade, tive o privilégio de estudar na Gottfried Wilhelm Leibniz Universität, na Alemanha, por um semestre. A mobilidade me proporcionou muito aprendizado, experiências que me levaram a sair da zona de conforto. Conheci outros sistemas de ensino, convivi com alunos, professores e funcionários de inúmeras origens, formações, experiências e hábitos.

Na faculdade de arquitetura, através das aulas de projeto, foi possível adquirir conhecimento a respeito do sistema construtivo na Alemanha, assim como o desenvolvimento de ideias e design para projeto. Tive a oportunidade de trabalhar com uma amiga do Mackenzie, Fernanda Roschel, que também fez a mobilidade em Hannover. Foi uma incrível troca de conhecimento, pois assim como pudemos aprender mais com professores e colegas, apresentamos nossas ideias a partir de nossas experiências no Brasil.

Com o intercâmbio, desenvolvi meu senso crítico, em especial do meu próprio país, que só é possível obter quando moramos em outro lugar, diferente da nossa terra natal. Foi possível viver uma rotina completamente diferente da que eu tenho no Brasil e analisar os prós e contras de cada país, o que contribuiu muito para o meu senso crítico e crescimento pessoal. Conheci costumes diferentes e tradições através das amizades de diversas nacionalidades.

Na Alemanha tive a oportunidade de aprender uma nova língua e pude, também, aprimorar o inglês. Conheci novas cidades, ricas em cultura e história, visitas às obras arquitetônicas que estudei anteriormente no Mackenzie. Foi uma experiência que trouxe grandes benefícios tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.

Compartilhe nas Redes Sociais