Instruções para preencher o formulário de solicitação para mobilidade acadêmica

FCMA = Formulário de Candidatura para Mobilidade Acdêmica/ PE = Plano de Estudos/ DR = Declaração de Responsabilidade

1. INSTRUÇÕES SOBRE COMO PREENCHER O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica - FCMA

O FCMA (disponível AQUI) é dividido em sete seções diferentes (A-G), conforme listado abaixo. O aluno deve preencher (digitado no computador), bem como imprimir o formulário com o LETRAS CAPITULARES PRETAS e completar todas as seções. O formulário de inscrição é autoexplicativo e não exigirá mais de 1 hora para preencher todas os campos.

O aluno encontrará abaixo a estrutura do Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica:

• SECÇÃO A - Detalhes do Programa

• SEÇÃO B – Informações Pessoais

• SECÇÃO C - Informações Acadêmicas

• SECÇÃO D - Informações Acadêmicas Prévias - Educação Superior

• SEÇÃO E - Sobre suas habilidades linguísticas

• SEÇÃO F – Arranjo Financeiro Proposto

• SECÇÃO G - Lista de verificação de documentos / materiais de apoio

 

2. INSTRUÇÕES SOBRE COMO ELABORAR O PLANO DE ESTUDOS

Uma das partes mais importantes da aplicação é o Plano de Estudos – PE (também conhecido como Learning Agreement). O aluno encontrará o modelo de Plano de Estudos AQUI. Como o próprio nome diz, o estudante internacional deverá escolher os cursos/componentes curriculares que pretende estudar na Universidade Presbiteriana Mackenzie (MPU) e propor / solicitar, listando-os no formulário. O candidato pode livremente escolhe-los com base nas listas disponíveis AQUI. Informações sobre os currículos dos cursos estão indicadas no link "Matriz Curricular" de cada curso disponível.

O Plano de Estudos deve incluir TODOS OS DETALHES NECESSÁRIOS (código, nome do componente curricular, créditos / horas e o curso) por esse motivo, recomendamos que os candidatos leiam atentamente o conteúdo de cada um dos componentes curriculares.

O aluno pode precisar de informações adicionais sobre como preparar seu contrato de aprendizagem para que eles possam contatar diretamente o Professor Representante Internacional (RINT).

O RINT é um professor em tempo integral alocado em cada uma das nossas 09 faculdades (Unidades Acadêmicas). O RINT é o responsável pelas questões acadêmicas relacionadas à mobilidade de todos os estudantes internacionais em sua faculdade. Ele também é a pessoa que ajudará os alunos a entrar em contato com o Coordenador do Curso e com o Diretor da Faculdade, caso precisem.

Para conhecer os RINTS, por favor, clique AQUI.

 

Documentos de suporte para a Aplicação

Na Seção G do Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica, o aluno encontrará uma lista de documentos que precisará fornecer para se candidatar. O aluno deverá enviar todos os documentos de suporte juntamente com o seu Formulário de Candidatura e o Qualquer atraso no envio dos materiais corretos para o Escritório Internacional provavelmente resultará em sua solicitação não ser considerada.

Abaixo do aluno encontrará a lista de documentos de suporte (a mesma lista da SECÇÃO G do Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica).

 

1. Contrato de aprendizagem (do MPU e da Universidade de origem)

2. Foto

3. Nomeação da Instituição de Origem

4. Carta de motivação (assinada pelo aluno)

5. Carta de recomendação (de um professor universitário)

6. Cópia do passaporte (página contendo seu ID / foto e número)

7. Curriculum vitae

8. Histórico Escolar (ToR).

9. Seguro Internacional de Saúde

10. Certificado de Proficiência em Português do Brasil - Nível B2 * (exceto países lusófonos).

11. Declaração de responsabilidade

 

* ATENÇÃO * Para garantir que os alunos possam acompanhar as aulas, eles precisam ter atingido pelo menos nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas em Português. Se o candidato não puder apresentar um Certificado de Proficiência válido em Português, será oferecido um curso gratuito de Português para o semestre no Mackenzie Language Centre. Para mais informações sobre o MLC, por favor CLIQUE AQUI

 

3. PREENCHER A DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todos os alunos devem preencher, imprimir e assinar a Declaração de Responsabilidade disponível AQUI.

 

4. TERMINANDO A APLICAÇÃO

Para finalizar a candidatura, o aluno deve apresentar o formulário de candidatura a documentos de mobilidade e apoio académico (FCMA) + Plano de Estudos (assinado pela autoridade competente da universidade de origem do estudante) + Declaração de Responsabilidade.

 

Por favor, envie tudo de uma vez em formato PDF para o seguinte endereço de e-mail: incoming@mackenzie.br