Durante o semestre que passei na École Nationale Supérieure d’architecture Paris Val de Seine, em Paris eu tive a oportunidade não só de me dedicar à continuação do meu trabalho final de graduação, mas como também melhorar meus conhecimentos em francês e aprender novas técnicas.

Eu tive a oportunidade de assistir a um curso de projeto sobre construção em pedra e taipa, que me abriu a mente para novas possiblidades construtivas e analíticas. No seio desta mesma disciplina também tive a oportunidade de visitar uma mina de calcário subterrânea e uma horta urbana no meio de Paris. O trabalho desenvolvido foi dentro do parque de La Villette, o que também me permitiu estudar de perto um lugar do qual ouvi falar durante toda minha graduação.

Tive o total apoio dos professores para poder adaptar o tema das disciplinas ao meu objeto de trabalho no Brasil, o que vem sendo essencial para o meu avanço nesse projeto. Graças ao auxílio dos professores e palestrantes do curso de Systemic Design eu consegui descobrir um novo viés de análise e de interpretação da minha problemática.

Durante esse período aqui também tive a oportunidade de realizar uma visita as instalações de coleta de lixo na cidade de Barcelona, convite feito pela companhia que cuida do sistema, quando eu ainda estava no Brasil. Essa visita foi essencial para a continuação da minha pesquisa de TFG e sou muito grato pelo Mackenzie por ter me facilitado esse acontecimento.

Por fim a experiência de intercâmbio aqui tem se provado uma jornada muito enriquecedora, que estou aproveitando ao máximo, fiz novos amigos e conheci novos lugares, sinto que estou crescendo como estudante e como pessoa.

Lucas da Matta Barddal