Comissão Própria de Avaliação

CPA

Avaliações Internas

Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação de serviçosdos cursos de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os serviços avaliados compreendem:

  • Serviços do campus, como atendimento, segurança e tecnologia
  • Atividades culturais

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade nas avaliações de serviços nos últimos 3 anos:

Os resultados estão apresentados em escala de 0 a 1, onde o valor 1,00 significa 100% de satisfação e 0,00 significa total insatisfação com os serviços prestados pela universidade.

  

Ano

Indicador de Satisfação dos Discentes

2017

0,70

2018

0,74

2019

0,74

Comissão Própria de Avaliação (CPA)  divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação da infraestrutura dos cursos de graduação.

A infraestrutura avaliada compreende:

  • Salas de aula;
  • Laboratórios;
  • Sanitários;
  • Materiais e Equipamentos;
  • Biblioteca e Acervos.

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade nas avaliações de infraestrutura nos últimos 3 anos:

Os resultados estão apresentados em escala de 0 a 1, onde o valor 1,00 significa 100% de satisfação com a infraestrutura e 0,00 significa total insatisfação com a infraestrutura oferecida aos cursos de graduação.

 

Ano

Indicador de Satisfação dos Discentes

2017

0,79

2018

0,82

2019

0,81

Comissão Própria de Avaliação (CPA)  divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação dos docentes dos cursos de graduação. 

Esta é uma avaliação presencial, com média de 95% de participação dos alunos, que avaliam todos os professores que ministram os componentes curriculares nos quais estão matriculados no semestre.

Os professores da UPM têm obtido excelentes médias em suas avaliações, elevando a média geral da universidade.

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade na avaliação dos professores pelos discentes nos últimos três anos.

Os resultados estão apresentados em escala de 1 a 5, onde o valor 5,00 significa 100% de satisfação do alunado com os professores dos cursos de graduação e 1,00 significa total insatisfação.

 

Ano/Semestre

Indicador de Satisfação dos Discentes

2017 / 1S

4,19

2017 / 2S

4,28

2018 / 1S

4,27

2018 / 2S

4,33

2019 / 1S

4,32

2019 / 2S

4,32

 

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), realiza periodicamente avaliação da satisfação dos egressos que se formaram nos cursos presenciais de Graduação da UPM, assim como aspectos relacionados ao nível de empregabilidade

A última avaliação foi realizada em outubro de 2020, e participaram da pesquisa 6.872 egressos, que representam 27% dos 25.677 egressos dos cursos de Graduação presencial da UPM, formados no período de 2015 a 2019.

 

O gráfico a seguir apresenta o nível de empregabilidade dos egressos respondentes, por curso.

 

Em comparação com as pesquisas anteriores, realizadas em 2014 e 1016, os cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Jornalismo, Matemática, Psicologia e Química, apresentaram aumento no percentual de egressos exercendo atividade profissional. Já os demais cursos sofreram redução ou mantiveram o percentual anterior, quando comparados aos resultados obtidos em 2014 ou 2016.

 

Comparativo entre os percentuais de egressos exercendo atividade profissional, nas pesquisas de 2014, 2016 e 2020

  

Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação dos cursos de Graduação realizada pelos seus prováveis formandos em julho de 2020.  Esta é uma avaliação semestral que verifica o nível geral de satisfação dos prováveis formandos quanto aos cursos de Graduação que estavam concluindo.  

Participaram da pesquisa 1.969 alunos dos cursos de Graduação (81% dos prováveis formandos do primeiro semestre de 2020), sendo 1.855 alunos dos cursos presenciais e 114 alunos dos cursos em EaD.

Abaixo estão apresentados os principais resultados da pesquisa. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

 

Situação Profissional:

O percentual de respondentes exercendo atividade profissional foi maior entre os alunos dos cursos presenciais (68%), assim como o percentual daqueles cuja atividade profissional era em área relacionada ao curso. Já o percentual de satisfação com a atividade profissional foi o mesmo para os dois grupos de alunos (87%).

 

Satisfação com o Curso:  94% dos respondentes dos cursos presenciais e 85% dos respondentes dos cursos em EaD estavam satisfeitos com o curso como um todo.