Retranca: Medicina FEMPAR

br.freepik.com

Título: Medicina integral, humana e social: isto é Mackenzie

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná forma médicos preparados do ponto vista científico e social; prática clínica é diferencial.

Fotos: NTAI/Mackenzie

Olho nas evidências científicas e também no paciente. É assim que os estudantes e futuros médicos da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) aprendem a trabalhar. A tríade formada por concepção pedagógica, corpo docente e infraestrutura é o diferencial do curso de Medicina do Mackenzie, oferecido em Curitiba (PR).

“Os acadêmicos de Medicina da FEMPAR têm diferentes cenários de aprendizado que possibilitam a prática clínica integrada à teoria. Desde o ciclo básico, os alunos são colocados em contato direto com a prática assistencial em um processo de ensino e aprendizagem participativo que os envolve emocionalmente pela reflexão e crítica”, sintetiza Carmen Marcondes Ribas, diretora da FEMPAR.

O acesso pelo vestibular ocorre semestralmente. Das 120 vagas oferecidas, 60 são preenchidas no primeiro semestre do ano, e o restante no segundo. A formação leva seis anos; desde os primeiros períodos da formação básica ocorre a integração com a clínica e nos últimos a prática clínica está inserida no Sistema Único de Saúde (SUS).

Como se aprende

O curso de Medicina da FEMPAR é fundamentado na tríade formada por concepção de currículo, corpo docente e infraestrutura. Cada um desses aspectos tem suas particularidades, que diferenciam a formação oferecida pela Faculdade Evangélica Mackenzie.

A concepção do currículo valoriza o que possui maior evidência na qualidade da formação de médicos. No primeiro e segundo períodos, por exemplo, os alunos formam sua base científica em disciplinas como Anatomia Básica, Biofísica, Biologia Celular, Bioquímica e Processo Saúde e Doença. A dimensão humana e social da Medicina também entra nessa fase da formação, em matérias como História e Humanização da Medicina e Aspectos Filosóficos e Teológicos da Saúde.

Tudo isso para apresentar uma Medicina voltada para o mundo real, exercida por profissionais com autonomia de aprendizado. “Observamos as necessidades de saúde da população, incorporamos metodologias ativas de aprendizagem, buscamos trabalhar as competências necessárias para o exercício da Medicina em módulos integrados e priorizamos a segurança do paciente”, observa Ipojucan Calixto, vice-coordenador do curso.

A cosmovisão cristã reformada também faz parte dessa equação. “Como instituição confessional, a FEMPAR oferece uma educação embasada em valores, que busca construir uma sociedade mais solidária, justa e igualitária”, completa a doutora Carmen Ribas. Programas de iniciação científica e atividades extensionistas como o Programa Mackenzie Voluntário complementam a formação em pesquisa e humanidades.

O corpo docente da faculdade também é destaque. “Nossos professores são mestres e doutores fortemente inseridos em pesquisa e na vida prática da profissão”, lembra a diretora da FEMPAR. E não é só isso: os professores da casa continuam estudando para ensinar melhor. O curso de Aperfeiçoamento em Educação Médica, oferecido pela FEMPAR para seus professores, tem atualmente cinquenta docentes. O programa é composto de atividades presenciais e on-line de sensibilização, informação e aprofundamento em estratégias metodológicas de avaliação e outros aspectos da docência no Ensino Superior.

A tríade da FEMPAR fica completa com a infraestrutura. As instalações da faculdade contam com laboratório de habilidades, biotério, biblioteca, salas de aula e ambulatório acadêmico ergonômicos, que incorporam as tecnologias digitais e o que há de mais atual na educação médica. Além disso, há o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. “O HUEM é essencial para o sistema público de saúde de Curitiba, inclusive no atendimento de urgência e emergência, e oferece aos nossos estudantes de Medicina campo de prática”, diz o vice-coordenador do curso. As vivências no HUEM são múltiplas e atravessam os seis anos de graduação até a residência médica, realizada após a formatura. São 32 especialidades na residência médica, como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, nefrologia e endocrinologia.

A parceria entre a FEMPAR e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba também fortalece o ensino da faculdade. “É nessa parceria entre instituição de ensino e serviços de saúde que está a razão do sucesso na formação de médicos e médicas essenciais para o presente e o futuro de um país mais saudável”, destaca a doutora Carmen.

Onde se aplica

A prática clínica é central na formação. Na FEMPAR, os alunos atuam diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS), aprendendo desde cedo a exercer uma medicina voltada para a população. “São cenários para a educação médica onde ocorrem práticas assistenciais e os acadêmicos exercitam comunicações horizontais com todas as categorias profissionais que trabalham em saúde, compreendendo melhor as dificuldades e as possibilidades das práticas conjugadas em saúde”, diz o coordenador do curso, Luiz Colaço.

Os alunos são inseridos em todos os níveis de assistência à saúde. No nível primário, as atividades são realizadas em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto-Atendimento da Secretaria Municipal de Curitiba. No nível secundário, nos ambulatórios de especialidades do HUEM e no ambulatório acadêmico da FEMPAR. No nível terciário, a atuação é centralizada no HUEM. O hospital tem oito andares e 475 leitos — 416 destinados ao atendimento de pacientes oriundos do SUS e 59 para atendimentos a convênios e particulares. “É um campo de estágio único na cidade de Curitiba e no estado do Paraná”, afirma a diretora da FEMPAR.

O ambulatório acadêmico também é destaque. Atendendo áreas como pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e cirurgia geral, com pacientes encaminhados pelo SUS, os alunos atendem em consultas ambulatoriais, supervisionados por médicos professores e preceptores. “A área desse ambulatório é ampla, os espaços possuem configurações, equipamentos e recursos tecnológicos e digitais diferenciados em cada etapa do cuidado, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais”, explica o vice-coordenador do curso.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página