Eventos ambientam os novos alunos no Mackenzie.
Fotos: NTAI/Mackenzie
Uma série de eventos aconteceu nos primeiros dias de agosto para recepcionar os calouros da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Foram momentos muito festivos, uma vez que a série de programações não se realizava presencialmente desde o início da pandemia, em 2020.
No dia 3, eles foram recebidos no Auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis. O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, explicou sobre a Chancelaria, sua função na instituição e como ela pode auxiliar e apoiar os estudantes. “Somos uma instituição confessional e cremos que Deus nos deu a missão de educar o ser humano”, disse o chanceler.
Em sua fala, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, disse que foi difícil ver o campus Higienópolis vazio durante dois anos. “Acredito que dificilmente vamos conseguir substituir a perspectiva humana de se relacionar”, afirmou o reitor. O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, fez a apresentação dos âmbitos do IPM e falou sobre a retomada das atividades presenciais.
Gincana
No dia 4, os novos alunos participaram do Desafio do Calouro. Eles foramdirecionados para as salas de aula do prédio 25, onde encontraram dois desafios, um de Português e outro de Matemática. Cada sala era uma equipe, com calouros de cursos diferentes. Ao término dos desafios, o Auditório Ruy Barbosa foi palco da premiação das salas.
Como explica a coordenadora de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD), Paola Biselli, a ideia foi criar algo interativo para engajar os alunos nos cursos gratuitos de Português e Matemática, aproveitando a primeira recepção presencial depois da pandemia. Segundo Paola Biselli, o desempenho dos alunos na gincana é um excelente parâmetro para o Mackenzie Student Transformative Learning Record (MackSTRL), programa de desenvolvimento e acompanhamento de competências socioemocionais para todos os alunos da Universidade.
Saúde e sucesso acadêmico
No dia 8, foi a vez da palestra “Saúde e sucesso acadêmico: práticas para potencializar seu desempenho estudantil”, proferida pelos professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, Camila Sacchelli Ramos e Marcelo Fernandes, no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis.
A instituição dispõe de um curso oferecido pelo Programa Pró-Calouro, gratuitamente, para os estudantes ingressantes do semestre, com o objetivo de apresentar boas práticas de estudo, saúde mental e física, por meio de pequenas mudanças no cotidiano.
De acordo com os professores, existem seis fatores determinantes para o processo de aprendizagem e, consequentemente, para o sucesso acadêmico: saúde emocional; sono; atividade física; estratégias de estudo; práticas integrativas e complementares em saúde; e alimentação. Cada atividade do curso está relacionada a esses fatores.
Oportunidades
No dia seguinte, os calouros conheceram as diversas oportunidades que poderão aproveitar ao longo de seu percurso acadêmico na instituição, seja na extensão universitária, seja no desenvolvimento de habilidades que vão além daquelas proporcionadas pelo ensino regular.
Os alunos puderam conhecer o MackSTLR, que fomenta a aprendizagem transformadora e registra o processo de transformação dos participantes com foco nas competências socioemocionais consideradas essenciais para a UPM. Para isso, uma das ferramentas é o e-Portfólio, um site pessoal com as competências desenvolvidas pelo aluno devidamente registradas, para facilitar ao estudante a comprovação e o envio dessas competências a instituições de seu interesse.
“O foco é descrever o processo para o empregador e tem uma dupla utilidade: serve tanto para registro como para autoconhecimento, para que o aluno saiba o que já fez e em que competências precisa melhorar”, disse a coordenadora Suelene Piva, da Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT).
Além da nova plataforma, os calouros obtiveram informações sobre Extensão Universitária, Ensino e Pesquisa, empreendedorismo, oportunidades na área esportiva, diretórios acadêmicos e corais do Mackenzie.
Os alunos ingressantes da Pós-graduação lato sensu para turmas presenciais e EaD também tiveram uma recepção especial, no dia 4 de agosto, com a palestra do mackenzista e diretor de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios do escritório Machado Meyer Advogados, Sergio Sabino.
Com o tema “Liderar é preciso, mandar não é preciso”, Sabino destacou que a liderança exige tempo e autoconhecimento. “Entendam o setor em que vão atuar, como as pessoas agem, qual a cultura corporativa do seu segmento, porque isso vai interferir no seu estilo de liderança”, disse.
De acordo com o antigo mackenzista, as soft skills mais requeridas atualmente são: trabalho em equipe, capacidade analítica, resolução de problemas, comunicação e proatividade. “Em essência, as lideranças não podem achar que são infalíveis, perfeitas, esse é o grande erro, pois as pessoas não acreditam em uma pessoa ‘impossível’. Liderar exige credibilidade e confiança”, acrescenta ele.
Participaram do evento o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Felipe Chiarello; o coordenador da Educação Continuada, Fábio Ferreira Durço; o capelão universitário Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, representando o reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie; além de diretores, professores e alunos que participaram presencialmente e de maneira remota.