Nova plataforma omnichannel de conteúdos chega para ampliar as ações de relacionamento com o público de interesse da Instituição
Fotos: NTAI/Mackenzie
Lançado oficialmente em 20 de junho, o MackPlay é uma plataforma de conteúdos baseada no conceito de omnichannel, que proporciona uma verdadeira convergência da experiência dos usuários, estendendo-se a todo universo da marca, por meio de conteúdos audiovisuais dinâmicos sobre estilo de vida e produções mackenzistas. De acordo com o superintendente de Comunicação e Marketing (SUCOM) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Daniel Grandolfo, trata-se de uma estratégia de content marketing, que conta com amplos investimentos em um conjunto de estratégias, incluindo a estruturação de três estúdios para produção de audiovisual.
Na plataforma MackPlay são produzidos conteúdos próprios para serem distribuídos e acessados gratuitamente em todas as redes sociais e no mackplay.tv, o site oficial. É uma nova forma de conhecer e consumir o conhecimento, a confessionalidade e a cultura gerada pelos mackenzistas e sua relação com a comunidade nos mais diversos segmentos. “São propostas de programas com vários formatos e a expectativa é de crescimento exponencial à medida que o conteúdo é exibido”, explica Osmar Guerra, coordenador de Produções Audiovisuais do MackPlay.
De acordo com o diretor de Estratégia e Negócios (DIREN) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), André Ricardo de Almeida Ribeiro, o MackPlay tem uma importância significativa para a divulgação da marca, não somente entre os alunos da Instituição mas também para todos que tiverem interesse em acompanhar uma programação diversificada. “Entendemos que será um canal de divulgação institucional da marca no Brasil inteiro, mas temos a ousadia de pensar que, daqui a algum tempo, teremos centenas de milhares de seguidores em nosso canal, pessoas com interesse em assistir à programação, exatamente como os demais canais de streaming on demand. Esse é nosso foco, mas teremos um conteúdo de excelente qualidade que atenderá diferentes tipos de público, das crianças aos adultos”, apontou o diretor.
Valor agregado à marca Mackenzie
Cada vez mais presente nas organizações, o content marketing é um conjunto de estratégias que tem por objetivo gerar valor e ampliar a atuação da marca da Instituição por meio de produção e oferta de conteúdo relevante. “Nossa decisão de ampliar a produção de conteúdos audiovisuais parte da proposta de otimizar a experiência dos usuários, e não apenas de quem está nas regiões onde existem unidades do Mackenzie. A ideia é atingir pessoas em todo o território nacional e pelo mundo afora, sabendo que hoje não temos fronteiras para entregar conteúdos de qualidade em meios digitais”, explica Grandolfo.
Por ocasião da concepção da plataforma, a intenção era falar sobre o Mackenzie de maneira que não fosse óbvia, ou seja, tratar apenas de educação. Daniel Grandolfo explica que “a produção audiovisual vem para dar um apoio à nossa comunicação, com o objetivo de apresentar nossos diferenciais de maneira mais abrangente. É um canal de relacionamento para atingir o mercado por meio da geração de conteúdos de interesse”. Como estratégia de marketing, o MackPlay marca um novo posicionamento da marca Mackenzie. “Essa nova fase tem como principal objetivo gerar informações relevantes e de credibilidade, prevendo fortalecimento e expansão de marca, tornando o alcance de nossa mensagem mais forte e mais potente”, completa.
O MackPlay não é uma plataforma unicamente de audiovisual, sendo flexível para realizar eventos presenciais, a exemplo de festivais e demais ações culturais, como explica Osmar Guerra. “Reunimos as muitas ‘vozes’ legítimas, professores, diretores e demais pessoas que se destacam no universo mackenzista, para falar sobre a Instituição. Canalizamos tudo isso na plataforma, que é um lugar onde congregamos todas essas vozes”.
Hoje, a produção de conteúdo distribuído em diferentes plataformas on-line e off-line é essencial não apenas para orientar e informar os usuários mas também para ampliar a experiência de relacionamento. “É assim que geramos novas oportunidades de interação com os potenciais interessados. Convidamos todos a virem para cá e vivenciar experiências, como é o caso do Mackenzie Day. Eu trago essas pessoas para nossa instituição, apresento toda a estrutura e, no final dessa jornada, eu amplio as ações de marketing, construindo um relacionamento sólido”, comenta o superintendente.
Conteúdos disponíveis
O que acontece na Universidade, Colégios, Faculdades e Hospitais faz parte das produções do MackPlay, destacando importantes áreas de atuação mackenzista: confessionalidade, educação, saúde, negócios, esportes, infantil e outras. “A ideia é que cada uma dessas editorias seja um guarda-chuva em que produções direcionadas com nosso DNA sejam realizadas e consumidas ali”, explica Guerra.
Para conferir os conteúdos já disponíveis, basta acessar o MackPlay nas diversas plataformas, no YouTube e acompanhar as novidades nas redes sociais Instagram, TikTok e Facebook.
As atrações do MackPlay
MackCast
Videocast de entrevistas com apresentadores diferentes e assuntos variados.
MackMaker
Ensina as crianças a utilizarem lixo reciclável para criar muita diversão.
MiniGame
MiniGame traz notícias relevantes sobre o mundo dos games, eventos, lançamentos.
Multiplayer
Programa de entrevistas com informações sobre o mercado dos games e eSports.
Hora Clássica
Conteúdo musical com repertório clássico.
Partilha
Texto de reflexão e fé, traz uma devocional diária com o chanceler do Mackenzie.