Vinheta: Palavra do presidente

br.freepik.com

Título: Comunhão na prática: integração para construir resultados

Uma das marcas do Mackenzie é a renovação.

Elemento decorativo
Milton Flávio Moura

Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Foto: NTAI/Mackenzie

Uma das marcas do Mackenzie é a renovação.

Na história do Mackenzie vemos essa realidade sendo vivenciada e transposta há mais de 150 anos, quando a Instituição presenciou e passou por duas guerras mundiais, pandemias, revoluções como a industrial, econômica, tecnológica, bem como o compartilhamento global de hábitos com a comunicação, ultrapassando as mais arrojadas previsões.

Algumas previsões, muitas vezes, nos atinam e chamam mais nossa atenção com questionamentos sobre qual é o papel do passado e do futuro em nossas vidas. Tratam-se, sem dúvida, de duas dimensões temporais bastante diferentes entre si: uma nos ensina com exemplos, a outra nos anima a seguir em frente, a fim de construir e desvendar novos caminhos; o primeiro aquece nosso coração com lembranças, o segundo o faz acelerar diante de novas perspectivas. As duas dimensões são igualmente importantes e, sem elas, nossas vidas seriam incompletas. Mas guardar o passado com carinho e planejar o amanhã não podem nos paralisar ou colocar nossas vidas em suspenso. Não podemos viver completamente em função do que já aconteceu ou do que imaginamos que acontecerá. Por isso costumamos dizer: devemos estar sempre com os pés no chão e a cabeça no céu!

O momento presente é um bem precioso que nos foi legado como intersecção para uma avaliação sobre como darmos os próximos passos na direção do futuro. Assim, da Bíblia recebemos a orientação de que: “O coração pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios, vem do Senhor” (Provérbios 16.1). Nosso entendimento é que devemos sempre buscar na Palavra de Deus a orientação para nossas decisões, para nosso posicionamento, enfim, para nossa vida. Estendemos essa compreensão para tratar do desafio que temos pela frente quanto ao tema da integração do Mackenzie como uma corporação que precisa crescer e se renovar, mantendo sua identidade e unidade. Assim, instituímos o Programa Mackenzie RenovAção com foco em nossos processos, o qual está intimamente ligado à matriz CDR (sigla de Confessionalidade, Desenvolvimento e Resultado), que orienta nossa gestão com base na identidade institucional do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

O Programa Mackenzie RenovAção vem sendo desenvolvido há mais de dois anos por nossa Diretoria de Estratégia e Negócios e toda a equipe. Nesse período, o envolvimento de todos nos processos de concepção dos novos sistemas, do desenvolvimento e dos testes, que trabalharam dia após dia em um projeto de dimensões ímpar, teve por objetivo rever os processos e transformar a plataforma tecnológica de todo o nosso Instituto. Mas o Mackenzie RenovAção é mais que isso. Não se trata da tecnologia pela tecnologia como um fim em si mesmo, nem da simples troca de softwares. O Mackenzie RenovAção é um programa completo, que ressoa em toda a instituição e nos que dela fazem parte. Estamos em plena jornada de engajamento, ao fim da qual todo o nosso pessoal, alunos e fornecedores estarão integrados em uma experiência de acolhimento e coesão dentro do Mackenzie, mediada pela tecnologia. A integração de dados e a rapidez no acesso a soluções deverão se refletir em informações mais prontas e disponíveis. Para nossos alunos e fornecedores, isso significa ter suas demandas atendidas em menor tempo, contribuindo com seus projetos, para fortalecer o relacionamento com o Mackenzie. Para nossos colaboradores, o acesso diferenciado a informações otimizará processos, contribuindo para os projetos de produtividade, a tomada de melhores decisões e mais adequadas para os momentos e as situações em prol dos alunos, das equipes internas, dos fornecedores e da nossa sociedade.

Aqui, vemos a ênfase no aspecto de desenvolvimento do tripé CDR para o cotidiano. É no dia a dia, na troca entre as equipes, no reconhecimento das novas ferramentas e no engajamento de todos para fazê-las funcionar, que expressamos nossa gratidão a Deus pelo “tempo que se chama hoje”, pois será uma caminhada de fôlego. Serão movimentos que outras companhias já experienciaram ao redor do mundo e que o Mackenzie agora realiza, com a reformulação de plataformas em todas as áreas de atuação, do ensino das áreas corporativas, em sua sede e afiliadas. Será um trabalho extenso, que nos exigirá comprometimento e resiliência. Uma jornada coletiva, onde nenhum de nós poderá andar sozinho, pois nossos talentos e habilidades funcionam melhor de forma integrada. Será um caminho de comunhão e de proximidade de uns para com os outros.

Nossa expectativa é de que no próximo ano o Programa Mackenzie RenovAção esteja em pleno funcionamento. E, mesmo depois que sua implementação estiver completa, ele continuará sendo aperfeiçoado em ritmo contínuo. O Mackenzie é uma instituição histórica graças a sua dependência do Senhor Deus e sua obediência em trabalhar. Por isso, nosso Programa seguirá firme, atendendo e se adaptando a demandas futuras de nossas comunidades e negócios. O Programa Mackenzie RenovAção é e sempre será um programa de desenvolvimento, semeado pelo trabalho e pela comunhão, um verdadeiro presente do Senhor Deus. Estamos otimistas e gratos a Deus por termos essa oportunidade de fazermos tal transformação neste momento histórico do Mackenzie.

Permaneçamos aos pés do Senhor Jesus.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página