Fotos: divulgação

Com colégio presente há 25 anos e faculdade desde 2017, a educação do Mackenzie tem marca forte no DF da Educação Infantil ao Ensino Superior.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie chegou à capital federal em 1996, com a instalação do Colégio Presbiteriano Mackenzie. De lá para cá, passaram-se 25 anos. A família cresceu, com a criação da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), a ampliação das instalações para os dois campi ocupados na cidade, na Asa Sul e no Lago Sul, e a incorporação de novas atividades.

Na educação básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, o diferencial do colégio é a aliança entre uma pedagogia confessional e cidadã, embasada em valores éticos, e o alto desempenho dos alunos em torneios esportivos e vestibulares. “Existem escolas que trabalham apenas em função dos resultados e as que se atém ao lado formativo. O Mackenzie vem se firmando como uma escola que responde às duas necessidades. Costumamos dizer que queremos, sim, formar profissionais, mas que eles sejam antes de tudo mackenzistas”, diz Ênio de Moraes Fontes, assessor pedagógico da diretoria de educação básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília.

No Ensino Superior, são oferecidas graduações em Administração, Direito e Engenharia Civil. Oito cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Finanças, Negócios e Direito, completam a formação oferecida pela FPMB, ao lado de cursos de extensão e dois grupos de pesquisa. “Nossos cursos estão na vanguarda, atendendo às demandas mais atualizadas do mercado e ao mesmo tempo priorizando a formação acadêmica. Temos um projeto pedagógico original, elaborado com base em muita pesquisa, estudo e dedicação de nossos especialistas, e nossas propostas estão sempre atentas ao futuro da educação no país”, define o professor Mac Cartaxo, coordenador da graduação em Direito.

Um lugar especial

O Colégio Mackenzie de Brasília é diferente desde os portões de entrada. “O Mackenzie tem uma das estruturas mais robustas do Distrito Federal. De área ocupada são 67 mil m², e área construída perto de 26 mil m². Isso se traduz em um campus aberto, iluminado, arejado e seguro. É um diferencial do colégio que os pais entrem de carro para deixar os filhos na porta dos segmentos”, diz o professor Ênio. No interior da escola, as salas de aula são amplas e climatizadas. A área de Educação Infantil tem salas com solário, piscina infantil e até uma minipista de atletismo. A escola também conta com cantinas e um restaurante self-service, destinado aos alunos do ensino do período regular e ampliado.

Os estímulos para ficar o dia todo no colégio são muitos. Na área de esportes, a escola conta com salas de aula para a prática de judô e dança. No complexo esportivo, há um ginásio moderno e piscinas. Entre elas, aquela que é a “menina dos olhos” da Instituição: uma piscina de saltos ornamentais, onde já treinaram dois atletas olímpicos brasileiros, Hugo Parisi e César Castro — este último hoje treina os alunos do Mackenzie. O leque de atividades complementares não se limita ao esporte. “Temos correção agendada de redações a partir do 9º ano, orientação para vestibulares, feira cultural articulada ao dia a dia da Instituição, o Dia Mackenzie Voluntário, saídas a campo e excursões, oficinas de teatro e música e orientação para olimpíadas científicas e do conhecimento, entre outras atividades”, enumera o professor. Trata-se, enfim, de uma agenda cheia em uma escola onde sempre tem algo novo acontecendo.

O Colégio Mackenzie Brasília também é conhecido pela área internacional, simbolizada pelos programas de Middle School e High School. O sistema de educação bilíngue, pautado no ensino dos Estados Unidos, é opcional. “Em resumo, começamos com a criança em turno ampliado, com estudos dirigidos, e isso vai numa sequência até chegar ao High School, que fecha com a dupla certificação, do ensino brasileiro e estadunidense, em parceria com a Universidade do Missouri”, explica Ênio. O campus também conta com um polo da escola de idiomas Casa Thomas Jefferson, destinada aos alunos que desejam estudar inglês após as aulas.

Arrematando tudo isso, está a educação confessional de marca mackenzista. “Esse é um aspecto que trabalhamos no dia a dia. E não é só colocar versículo na parede”, brinca o professor. Ele recorda que o professor Walter Ribeiro, atual diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura do Mackenzie, sempre destaca: “temos de viver de fato o Evangelho em todos os momentos”.

Segundo Ênio, o que faz a diferença é a atmosfera de cuidado e apoio mútuo da Instituição, que se traduz desde os momentos de oração em favor de algum amigo por dificuldades até o relacionamento com a capelania. Os laços com as famílias também são cultivados, buscando envolver pais e familiares em diversos momentos do ano letivo. “Nós insistimos muito para tirar a parceria com a família do discurso e fazê-la cada vez mais real. Buscamos inserir os pais em eventos de integração como a Festa da Família e Dia dos Pais e das Mães, além de reuniões periódicas e orientação educacional. Nosso entendimento é que a educação é a parceria entre essas duas instituições”, acredita.

E quem faz tudo isso ser possível são as equipes engajadas. Segundo Ênio, os docentes do Colégio são animados a tomar parte no processo de construção do ensino, em vez de simplesmente executar um modelo predeterminado. “O principal diferencial pedagógico é a construção de uma escola aprendente, que busca estar antenada com o mundo e onde professores e gestores aprendem no dia a dia. Nosso professor tem um sentimento de pertença. Muitas das experiências que chegam à sala de aula são vividas antes no programa de atualização pedagógica”, conta. O dever de apoiar os docentes foi evidenciado pela pandemia. “O desafio foi garantir o bem-estar, na medida do possível, daqueles que precisam estar bem. O professor para acolher precisa se sentir acolhido”, diz. O regime de aulas remotas foi pensado e instalado de maneira coletiva, embasado em formação, capacitação e ampliação de possibilidades. “Esperamos que cresçamos com tudo isso e não abandonemos o know-how que a pandemia trouxe, e sim que tudo isso seja bem aproveitado para construir o Mackenzie do futuro, sem perder nosso DNA”, projeta Ênio.

Profissionais para o futuro

Na Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília, fundada em 2016 e instalada na Asa Sul, o objetivo é oferecer uma educação de padrão internacional. “Nossas estratégias internacionalizadas procuram acompanhar as principais tendências de respeitadas instituições de Ensino Superior, a exemplo de Harvard, Yale, Princeton e outras, que também tiveram origem na igreja cristã reformada, assim como o Mackenzie”, diz Mac Cartaxo. Para isso, o projeto pedagógico da faculdade é fundamentado no sistema batizado de CHAVE, sigla para “conhecimento, habilidade, atitude, valores e experimentação”.

Atividades de extensão permitem que o aluno aplique os conhecimentos teóricos em desafios do mundo prático. Em 2021 foi lançado o primeiro edital do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária, com seis alunos aprovados que devem conduzir pesquisas com seus respectivos orientadores durante o segundo semestre. Há também o Laboratório de Práticas Interdisciplinares, onde alunos de graduação atuam no desenvolvimento de projetos para apoio em asilos, projetos para jovens dependentes químicos e lares de animais abandonados.

No curso de Direito, por exemplo, há também o Desafio Jurídico Mackenzie. “O desafio é uma das ações que materializam a prática profissional num clima de competição e superação. Os estudantes se reúnem em equipes para apresentar soluções jurídicas para casos reais a professores que se organizam simulando uma banca avaliadora”, conta o professor. O Laboratório de Práticas Jurídicas (LPJ), por sua vez, acolhe alunos a partir do primeiro semestre e oferece preparação extra para provas e concursos, além do exame da OAB. “O LPJ é um ambiente que reúne em sua atmosfera conceitos acadêmicos e a prática jurídica, possibilitando aos estudantes atuarem como profissionais do mercado enquanto aplicam conceitos visitados em salas de aula”, afirma. O Núcleo de Prática Jurídica iniciará suas atividades no sétimo semestre com uma proposta inovadora de atendimento à comunidade.

A perspectiva do coordenador de Direito para os futuros juristas formados pela Faculdade Mackenzie de Brasília é positiva. “Os alunos de nossa faculdade apresentam muitos dos fatores decisivos para uma boa carreira profissional, o que tem permitido que muitos de nossos alunos já estejam atuando em diversos segmentos profissionais relacionados à sua área de atuação. Em conversa com os egressos da FPMB, todos afirmam que a formação acadêmica oferecida pela FPMB contribui decisivamente com o cotidiano organizacional”, comemora. Os cursos de pós-graduação seguem o mesmo princípio de afinação com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho e atendem a uma ampla gama de profissionais do Distrito Federal.

As transformações do ensino digital trazidas pela pandemia são atualmente uma importante fonte de aprendizado. “Para a FPMB, o futuro é desafiador, mas certamente com grandes aprendizados e experiências, pois a transformação digital envolvendo plataformas de webconferência, como o Google Meet, Zoom, Teams etc., e demais sistemas de gestão de conteúdos digitais (provas, vídeos, biblioteca digital) trará benefícios e aperfeiçoamentos obtidos diante do momento difícil que a pandemia nos trouxe”, avalia o coordenador.

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