br.freepik.com

Título da seção: Chancelaria
No palco, reverendo Robinson Grangeiro conduziu o Culto de Gratidão.

Culto de gratidão pelo Dia do Mackenzistas

Em 18 de outubro, o Mackenzie comemorou seus 153 anos de história e mais um ano de crescimento do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e suas mantidas. A data marca o calendário municipal paulistano com o Dia do Mackenzista, instituído oficialmente pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Lei n. 14.067, de 2005.

No campus Higienópolis, em São Paulo, o louvor de agradecimento ocorreu no auditório Ruy Barbosa, que estava lotado, e contou com a palavra do chanceler do Mackenzie, rev. Robinson Grangeiro, sobre a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25–37).

A liturgia contou com a presença do presidente do IPM, Milton Flávio Moura; do pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professor Cleverson de Almeida, que representou o reitor, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; do diretor do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo, Ricardo Cassab; e da diretora da Educação de Jovens e Adultos (AEJA), Zípora de Almeida e Costa e Cruz.

A valorização e memória de um legado

Jesus queria demonstrar para aquele homem que a coerência é algo importante para a vida. Isso porque o que a gente diz, valoriza, acredita e vive na prática deve caminhar junto.

“Nós somos um poço de incoerência, mas devemos sempre dizer: a começar em mim! Se vivêssemos 1% de tudo aquilo que dizemos priorizar, inclusive o que exigimos dos outros, nós seríamos mais autênticos e, por conseguinte, mais felizes”, afirmou o chanceler.

Para o presidente do IPM, a data é de gratidão e de lembrar os ideais que embasam toda a Instituição. “Trabalhar no Mackenzie é muito bom e estamos atuando sempre para valorizar e cultivar o legado que recebemos de nossos fundadores, para que possa perdurar. Trabalhamos com a Bíblia Sagrada aberta e o coração grato pela presença de Deus em nosso meio”, concluiu.

A celebração foi transmitida ao vivo pelo canal da Chancelaria do Mackenzie e contou com a presença virtual de mais de 550 pessoas.

Culto em Ações de Graças ao redor do país

Além do campus Higienópolis, em São Paulo, todas as mantidas do Mackenzie dedicaram a manhã do dia 18 de outubro para celebrar os 153 anos da instituição, sob organização da Capelania, representada pelos capelães e assistentes de capelania — Brasília (DF), Campinas (SP), Castro (PR), Curitiba (PR), Dourados (MS), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Tamboré (SP).

Em Brasília, a reflexão bíblica foi proferida pelo rev. Ricardo Pereira sobre relacionamentos moldados pelo Espírito Santo por meio do livro de Efésios (5:5–17). Segundo ele, o cristão verdadeiramente entregue a Cristo evidencia isso por meio de sua conduta. A liturgia foi conduzida pelo capelão, rev. Ithamar Ximenes, e a assistente de capelania Daiane Gama.

Na unidade de Campinas, a ministração foi realizada pelo rev. Carlos Henrique Machado, diretor do Seminário Presbiteriano do Sul, com devocional de abertura do capelão, rev. Jábis Ipólito, e louvor conduzido por colaboradores. A liturgia contou com o apoio da assistente de capelania Lorena Soares.

O Instituto Cristão Mackenzie de Castro reuniu todos os alunos, colaboradores e professores no auditório. A palavra foi proferida pelo capelão, rev. Isaac Yuri, com base no Salmo 116:12–14, sobre a gratidão a Deus e como viver o dia a dia de coração agradecido e em paz. Foram distribuídos exemplares do Cada Dia ao final da celebração.

Em Curitiba, a celebração da Faculdade Evangélica Mackenzie Paraná aconteceu no auditório, com a presença de colaboradores, médicos, professores e terceirizados. O Coral da Capela fez o louvor e a meditação do capelão, rev. Hilário Batista, foi com base no Salmo 126:05.

Também em Curitiba, a capela do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie também esteve lotada de mackenzistas e, em uma ambiente comemorativo, recebeu como preletor o antigo diretor-geral da Instituição, dr. Rogério Donato Kampa. A liturgia foi conduzida pelos capelães, rev. Marcelo Pinheiro e rev. Frank Creti, e pela assistente de capelania Elenice Barros.

Em Dourados, a devocional de abertura foi realizada pelo capelão, rev. Adonias Márcio Feitosa, e a palavra, pelo superintendente, presbítero Wesley Macedo.

A celebração de Palmas aconteceu no auditório do colégio, com louvor conduzido pela MackBanda, pelo Coralito e pelo rev. Guilherme Andrade, integrante do Projeto Sola, que também foi o preletor da celebração, com uma reflexão sobre viver a obra e a missão de Deus, em Efésios.

A comemoração no Rio de Janeiro reuniu a direção da faculdade, coordenadores, docentes e discentes para um culto especial, com a participação do Coral da Capela e a palavra proferida pelo diretor do Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Ashbel Green Simonton, rev. Sérgio Kitagaw. A liturgia foi conduzida pelo capelão, rev. Sandro Matos, com apoio da assistente de capelania Roberta Fonseca.

A celebração de Tamboré uniu a comunidade escolar e universitária em um espírito de agradecimento e alegria, no imponente cenário do ginásio esportivo, com sermão proferido pelo secretário executivo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, rev. Juarez Marcondes. A liturgia foi conduzida pelo capelão, rev. José Roberto Coelho, com apoio das assistentes de capelania Karina da Luz Medeiros e Iharitsa Esteves.

Espetáculo “O peregrino”

Em 27 de outubro, o auditório Ruy Barbosa da UPM recebeu a Cia Nissi de Artes com o espetáculo “O peregrino”. O evento foi organizado pela Chancelaria e pelas Capelanias do Mackenzie, com apoio do Mackenzie Voluntário, ligado à Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). De acordo com o capelão universitário, Rickson Loureiro, a Chancelaria sempre se preocupa em criar oportunidades criativas para expressar sua confessionalidade no Mackenzie. “Estamos muito felizes em receber a Cia Nissi, uma grande parceira nessa missão. Hoje aprendemos um pouco sobre a oportunidade de caminhar com aquele que peregrinou entre nós e que nos serviu com a própria vida”, destacou o capelão. Fundada no ano 2000, a Companhia já encantou mais de 10 milhões de espectadores, impactando o cenário artístico-cristão em diversos eixos. Além de suas realizações artísticas, a Cia Nissi é uma ONG que levanta recursos para sustentar projetos sociais por meio da arte.

Projeto de Vida no ensino médio teve um bate-papo sobre professor-aluno.

Mesa-redonda: Professor-aluno

Ao lado do professor Gabriel Neres, que lidera o Projeto de Vida no Ensino Médio, o chanceler, rev. Robinson Grangeiro, participou, em 2 de outubro, de um bate-papo sobre Professor-aluno, sob perspectiva socioemocional, em consonância com os princípios confessionais do Instituto e alinhado à proposta pedagógica de nossos projetos educacionais.

Devocional feita pelo reverendo Robinson Grangeiro na inauguração dos novos laboratórios de engenharia.

Novos laboratórios de engenharia

O chanceler, rev. Robinson Grangeiro, realizou a saudação institucional e devocional durante o evento de inauguração dos novos laboratórios de caracterização e síntese de materiais, simulação e Data Science e operações logísticas. O evento aconteceu em 17 de outubro, no Prédio 6, do campus Higienópolis da UPM.

20 anos de Jornalismo

Em 20 de outubro, o chanceler do Mackenzie, rev. Robinson Grangeiro, realizou a saudação institucional e devocional do evento de reencontro dos integrantes da 1ª turma do curso de Jornalismo da UPM, que se formou há 20 anos. Os antigos mackenzistas foram em uma ação do programa Para sempre mackenzista pelo CHCM.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página