Excelência

64 anos de serviços à saúde

Desde 2019, quando se iniciou a gestão do IPM, o HUEM vem passando por grandes transformações, e chegou a quase dois milhões de atendimentos em 2022.

Fotos: NTAI/Mackenzie

No dia 5 de setembro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba (PR), comemorou seus 64 anos de serviço à população paranaense com um culto de ação de graças. Sob a gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), desde 2019, a Instituição vem passando por uma transformação impressionante, atingindo a marca notável de quase 2 milhões de atendimentos realizados no ano de 2022.

Quando o IPM assumiu a Instituição, encontrou uma realidade bastante desafiadora: leitos desativados e falta de insumos básicos para o funcionamento adequado. Atualmente, o HUEM dispõe de 483 leitos, dos quais 50 estão na UTI Adulto, 10 na UTI Queimados, 20 na UTI Neonatal, 20 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais e 10 na UTI Pediátrica. Além disso, o Hospital possui três centros cirúrgicos com um total de 22 salas cirúrgicas: geral, obstétrico e de queimados.

Em 2022, a equipe do HUEM realizou mais de 24 mil cirurgias gerais, quase 3 mil partos e cesáreas, mais de 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 313 mil consultas ambulatoriais, 29 mil internações e mais de 1,49 milhão de exames laboratoriais. Cerca de 91% dos pacientes atendidos são provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses números testemunham o compromisso do HUEM em proporcionar atendimento médico de alta qualidade à comunidade. O evento de ação de graças, realizado na capela do Hospital, reuniu membros da Diretoria Executiva (Direx) do IPM e a equipe do HUEM. “Em nome do IPM, agradecemos a todas as pessoas que aqui trabalham. Somos uma comunidade que se move 365 dias por ano para cuidar de vidas”, salientou Luiz Roberto Rocha, diretor de Saúde e Faculdades do IPM.

Cerimônia

O pregador foi o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro, que falou da relevância do Hospital para Curitiba, o estado paranaense e até outras cidades do Brasil. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, disse que “o Mackenzie ter assumido o Hospital Evangélico foi um presente para Curitiba. Um ano depois, em 2020, o mundo começava a enfrentar o desafio da pandemia; e se a cidade conseguiu vencer esse período, muito se deve ao trabalho do HUEM, que sempre abriu leitos quando o município solicitou”.

Prestigiaram também o evento o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; o diretor-financeiro, Denys Rosa; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o presidente do Conselho Deliberativo, reverendo Cid Pereira Caldas; o presidente do Conselho de Curadores, Antônio César Freitas; e os conselheiros, reverendo Juarez Marcondes Filho, Renato Laranjo Silva, Rui Otávio de Andrade, Nehemias Pereira e Anizio Alves Borges.

O diretor-geral do HUEM, dr. Tiago Tormen, enfatizou o papel vital de cada colaborador e agradeceu a dedicação incansável da equipe. “Esse culto se dedica a louvarmos a Deus pela vida de vocês que, no dia a dia, cuidam dos pacientes e promovem conforto aos familiares”, destacou.

Participaram ainda o capelão do HUEM, Francisco Creti Neto; o reverendo Juarez Marcondes Filho; o presidente do Sínodo de Curitiba, presbítero Emannuel de Oliveira; o presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto, representante do prefeito Rafael Greca; a diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), dra. Carmen Ribas; além de muitos colaboradores do hospital.

Referência no tratamento de queimados

Entre as melhorias implementadas pela nova gestão do HUEM, foi inaugurada uma ala especializada em tratamento de queimados, que fez do Hospital uma referência nessa área. Foram implantadas uma nova Unidade de Oftalmologia e uma Unidade de Dermatologia e Cosmiatria, ambas equipadas com tecnologia de última geração.

Além disso, foram criados novos ambulatórios, uma ala pediátrica de ponta, um novo Pronto-Socorro, uma Unidade de Atendimento a Convênios, uma moderna UTI Cirúrgica, um Centro de Oncologia, uma Unidade da Mulher, um Banco de Multitecidos Humanos, uma nova Central de Esterilização e foi reformado o Ambulatório Pediátrico.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página