Conscientização e ação

A educação ambiental é um componente essencial para qualquer instituição de ensino. Não se trata apenas de um conjunto de atividades visando a consientização ambiental de seus alunos e familiares, antes, propõe a formação de cidadãos críticos e participativos, com habilidades e competências para identificar e intervir em diferentes contextos.

As ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Mackenzie são norteadas pelas diretrizes ambientais que constam na Política de Sustentabilidade:

  • Oferecer educação de excelência para o pleno exercício da cidadania e atuação responsável no mercado de trabalho;
  • Produzir conhecimentos técnicos e científicos que promovam o desenvolvimento social para comunidades em situação de vulnerabilidade;
  • Produzir conhecimentos técnicos e científicos que proponham soluções para gestão eficiente dos recursos naturais e redução dos impactos ambientais;
  • Produzir conhecimentos técnicos e científicos que fomentem o empreendedorismo e a liberdade econômica.

    Ações desenvolvidas

      Nossos Colégios em São Paulo, Tamboré e Brasília são associados a Rede PEA UNESCO. Por esta razão, eles desenvolvem projetos, pesquisas e atividades ligadas a temas que valorizam a vida, a paz, o desenvolvimento sustentável e a criatividade.

      Todos os anos é realizada a Mostra do Conhecimento, um envento aberto para toda a comunidade com o objetivo de compartilhar os aprendizados, promover o debate e dissminar valores alinhados a cultura da sustentabilidade. 

      O currículo do Mackenzie trabalha os componentes da Educação Ambiental de maneira transversal, isto é, aborda seus temas e aplica suas metologias integrando diferentes áreas do conhecimento. Isso pode ser observado desde a Educação Básica até cursos de Graduação, de modo que os alunos tenham uma perspectiva abrangente sobre a sustentabilidade e sejam capazes de estabelecer conexões com sua área de formação.

      Neste sentido, destaca-se a promoção de Projetos Integradores, atividades promovidas pelo Centro de Comunicação e Letras a fim de complementar a formação do aluno por meio de estratégias, tanto em projetos quanto em ações, que possam integrar as diversas áreas do conhecimento, vinculadas à extensão, ao ensino e à pesquisa.

      O MackPesquisa tem como objetivo básico incentivar a prática da investigação, pura e ou aplicada, financiando projetos de pesquisa de interesse institucional, de acordo com a viabilidade econômica do Fundo e relevância científica do projeto, em conformidade com o caráter confessional da instituição.

      O desenvolvimento sustentável está enquadrado como uma das dez áreas prioritárias desta linha de fomento.

      Conheça os outros eixos: