Processo Seletivo - Inscreva-se
Compartilhe nas Redes Sociais

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Estudos discursivos e textuais.

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa que estruturam o Programa são as seguintes:

 

I - Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto

São estudados processos de tipologia, organização e articulação, bem como estratégias de compreensão e interpretação de textos e discursos, tendo-se em vista a materialidade textual e as práticas interativas.

 

II – Literatura e suas linguagens

São examinados os mecanismos interdiscursivos e intertextuais de constituição do sentido na literatura. Considerada a mobilidade das fronteiras das linguagens no universo da cultura, estudam-se as relações entre as diferentes linguagens, em especial as da cultura e da arte.

 

 III - Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político.

São estudados os traços fundamentais dos discursos em diferentes áreas, dando ênfase à necessidade de que a mensagem linguística considere as características socioculturais dos interlocutores, bem como o contexto em que se opere a comunicação.

 

IV- Línguas e literaturas: formação de professores e práticas docentes.

São examinados, no âmbito dos estudos da linguagem, aspectos que salientam traços definidores do discurso pedagógico, tais como as relações discursivas entre professor e aluno, o discurso de sala de aula, as propostas dos materiais didáticos e os preceitos das organizações ligadas à educação.

 

V-Estudos lusófonos, relações culturais, linguísticas e identitárias.

São examinadas questões de cultura e de identidade linguística, de transdisciplinaridade em Letras e de vozes da lusofonia nos estudos linguísticos e literários.