Processo Seletivo - Inscreva-se
Compartilhe nas Redes Sociais

Disciplinas

Disciplinas Optativas

Mestrado

 

Doutorado

 

Observações: verificar no ato da matrícula, quais disciplinas serão oferecidas a cada semestre letivo. As disciplinas optativas serão oferecidas desde que haja um mínimo de 5 (cinco) alunos regularmente inscritos. Após a matrícula, não haverá mudança de disciplina.
 

Atividades Programadas

Mestrado

O aluno deverá cumprir 2 créditos em atividades programadas até a entrega da dissertação de Mestrado e 8 créditos até a entrega da tese de Doutorado.

Os créditos necessários para cumprir as atividades programadas obrigatórias do curso de Mestrado podem ser obtidos por meio de:

I – ‘Aceite’ ou ‘Publicação’ de 1 (um) artigo em periódico Qualis B1 até B4 e/ou;  
II – ‘Aceite’ ou ‘Publicação’ de 1 (um) livro ou 1 (um) capítulos de livro e/ou;
III – 02 (dois) resumos apresentados em evento científico e/ou;  
IV – Aceite’ ou ‘Publicação’ 1 (um) trabalho completo em evento científico e/ou;  
V – 1 (uma) patente depositada.

Doutorado

O aluno deverá cumprir 2 créditos em atividades programadas até a entrega da dissertação de Mestrado e 8 créditos até a entrega da tese de Doutorado.

Os créditos necessários para cumprir as atividades programadas obrigatórias do curso de Doutorado podem ser obtidos por meio de:
I - ‘Aceite’ ou ‘Publicação’ de 1 (um) artigo em periódico Qualis A1 até B1 e/ou;
II – ‘Aceite’ ou ‘Publicação’ de 2 (dois) capítulos de livro e/ou;  
III – ‘Aceite’ ou ‘Publicação’ de 1 (um) livro e/ou;  
IV  - ‘Aceite’ ou ‘Publicação’ de1 (um) artigo com Qualis B2/B3 mais 1 (um) capítulo de livro publicado e/ou;  
V - Uma patente depositada.


Atividade Obrigatória de Seminário de Tese (somente para o Doutorado)

O aluno de Doutorado deverá cumprir obrigatoriamente 12 unidades de crédito concernentes às Atividades Obrigatórias de Seminários de Tese, subdivididas em Seminário de Tese I, Seminário de Tese II e Seminário de Tese III, cursadas no segundo, terceiro e quarto semestre de curso*, respectivamente. No entanto, a oferta sequencial dessas atividades estão sujeitas à formação de quórum mínimo determinado pelo Coordenador do Programa. Logo, na impossibilidade de cursar umas das atividades no semestre em razão de não formação de turma, o aluno deverá cursá-la no semestre subsequente.

* Apenas uma Atividade Obrigatória de Seminário de Tese deverá ser cursada por semestre.

 

Estágio Docente

O Estágio Docente é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação.

É uma atividade obrigatória a todos os beneficiários de bolsas e taxas da CAPES e Mérito MackPesquisa. No entanto, todos os discentes regularmente matriculados nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmicos e Mestrado Profissional) poderão realizar o Estágio Docente de forma voluntária e terão direito a certificação.

Para mais informações, clique aqui.